Grande parte das pessoas não tem noção de quantas vezes já utilizou a mesma lâmina de barbear. Mesmo que a lâmina seja limpa e alguns pelos sejam retirados, a verdade é que seu uso excessivo pode causar problemas.
De acordo com o site CNET, essa ferramenta fica cheia de células mortas e bactérias, o que pode causar irritações, cortes e até infecções na pele.
Os germes presentes na lâmina podem ser transferidos para a pele através de pequenos cortes que podem ser feitos durante o uso.
A Academia Americana de Dermatologia dos Estados Unidos recomenda a substituição da lâmina a cada cinco ou sete utilizações. No entanto, alguns fatores podem fazer com que esse número seja menor, como a qualidade da lâmina, a densidade do pelo ou os cuidados tomados com a ferramenta.
É importante guardar a lâmina em um local seco, que não seja o chuveiro, por exemplo. Mesmo que a lâmina seja de alta qualidade, isso não significa que não precise ser substituída.
Alguns sinais de que a lâmina precisa ser trocada incluem irritação na pele, sensação de puxar os pelos em vez de cortá-los e aumento de pelos encravados em relação ao normal.
Leia Também: Como contar para uma pessoa que ela tem mau hálito?
Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle