Recentemente, Jada Pinkett Smith, mulher do ator e cantor Will Smith, revelou ao mundo uma das suas maiores insegurança: a alopecia, uma condição natural em que o cabelo se torna gradualmente mais fino com o avançar da idade. Revê-se nesta situação?
Na prática, há mais folículos capilares a entrar na fase de repouso e os restantes cabelos ficam mais curtos e menos numerosos. Eis abaixo os tipos mais frequentes de alopecia e as respetivas causas, segundo o Hospital da Luz:
Alopecia androgênica ou calvície
É a mais comum e deve-se a fatores genéticos e hormonais. Tem um padrão diferente nos homens e nas mulheres. Por norma, os homens perdem o cabelo quando a genética, idade e hormonas interagem, enquanto nas mulheres a genética parece ser um fator significativo.
Deflúvio telogênico
É mais frequente nas mulheres e pode resultar de vários estímulos que alteram o ciclo de crescimento e renovação do cabelo.
Alopecia areata
Mais comum em crianças e jovens, caracteriza-se pela existência de áreas localizadas de perda de cabelo ou de pelos sem destruição dos folículos. Atualmente, é considerada «uma doença autoimune.
Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle