Desassoreamento do reservatório Água Vermelha é ação preventiva contra alagamentos

A bacia de contenção do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha está sendo desassoreada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O dispositivo é responsável por minimizar alagamentos que antes ocorriam nos períodos de fortes chuvas em diversos pontos da cidade, como nos cruzamentos das avenidas Washington Luiz com Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha e Comendador Pereira Inácio; e na Barão de Tatuí com Abrão de Mahuad, além da região onde está instalada, entre os jardins América e dos Estados.

“Estamos em um período de chuvas, que serão constantes durante praticamente todo o verão. É fundamental que dispositivos de drenagem como esse estejam em perfeitas condições e com sua capacidade máxima, para conter os alagamentos, que refletem em transtornos e prejuízos”, destaca o prefeito Rodrigo Manga, que determinou agilidade dos serviços que vêm sendo executados pela autarquia.

De acordo om o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, esse Reservatório de Detenção de Cheias possui 12.750 metros quadrados de área, com capacidade para conter 31.875 metros cúbicos de água, num espaço que é formado pelas avenidas Washington Luiz, Bento Mascarenhas Jequitinhonha, Abraham Lincoln e Rua Padre José Carlos Simões.

“O trabalho consiste na roçagem do mato, que se acumulou e na escavação e remoção dos bancos de areia que se formaram, com o emprego de duas máquinas escavadeiras hidráulicas e seis caminhões, para o transporte do material que vem sendo retirado e depositado em aterro apropriado”.

Esse dispositivo de contenção e drenagem de águas pluviais é completado por uma segunda bacia de contenção, que integra o Parque Municipal “Romeu Pires Osório”, localizado no cruzamento da Avenida Marechal Dutra com a Rua Manaus. Esse reservatório tem 29.900 metros quadrados de área e capacidade de armazenamento para 74.750 metros cúbicos de água, e se encontra preservado e em plenas condições de funcionamento.

 

Saae – Agência de Notícias