Na Medicina, a demência é um termo universal para a capacidade prejudicada de lembrar, pensar ou tomar decisões. Existem muitos distúrbios que se enquadram nessa categoria, desde o mal de Alzheimer até a demência por corpos de Lewy. Mas, embora muitas vezes pensemos na demência e na doença de Alzheimer uma vez que partes normais do envelhecimento, esse não é realmente o caso. O CDC (Núcleo de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) estima que até 40% dos casos de demência são realmente evitáveis, ou pelo menos podem ser adiados. Porquê o resto da população, muitas celebridades foram diagnosticadas com qualquer tipo de demência na terceira idade ou mesmo no final da vida. No entanto, alguns famosos desenvolveram a quesito de forma mais precoce.
Inclusive, o icônico ex-lutador de boxe José Adilson Rodrigues dos Santos, espargido uma vez que Maguila, morreu aos 66 anos em 24 de outubro de 2024. O ícone do boxe foi vítima de demência pugilística. Segundo o Metrópoles, ele sofria de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), uma doença irremediável, similar ao mal de Alzheimer, causada por golpes frequentes na cabeça.
Maguila vivia há alguns anos em uma clínica de Itu, no interno de São Paulo. O ex-atleta recebia tratamento paliativo em procura de melhor qualidade de vida e longevidade.
Maguila lutou profissionalmente entre 1983 e 2000. Ao todo, foram 85 lutas oficiais em 17 anos. Seu currículo é impressionante: 77 vitórias – sendo 61 por nocaute -, sete derrotas e um empate técnico. Entre as lutas mais especiais, confrontos contra nomes uma vez que Evander Holyfield e George Foreman foram alguns dos mais icônicos.
No ano pretérito, a TV Cultura lançou ‘Maguila, Um Lutador’, minissérie de dois episódios, inspirada na curso do pugilista.
Na galeria, conheça outras estrelas que vivem ou conviveram com demência.