Delegado da PF é confirmado no comando da Interpol e se torna 1º brasileiro a ocupar posto

O procurador da Polícia Federalista (PF) Valdecy Urquiza foi confirmado nesta terça-feira, 5, uma vez que o novo secretário-geral da Interpol. O Comitê Executivo da organização, que reúne corporações policiais de 196 países, elegeu Urquiza para o posto em junho. Nesta terça, durante a Reunião Universal da entidade, realizada em Glasgow, na Escócia, o nome do brasílio foi confirmado para o incumbência.

 

O procurador da PF assumirá o posto em 2025. O procuração é de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco.

Atualmente, Urquiza é vice-presidente para as Américas da Interpol. Será a primeira vez em mais de centena anos que a organização será chefiada por um cidadão originário de um país em desenvolvimento, uma vez que o Brasil.

Solicitador federalista Valdecy Urquiza coordenou atividades globais da Interpol nas áreas de tráfico de seres humanos, contrabando de migrantes e exploração sexual de crianças na internet.

O objetivo da Interpol é facilitar a cooperação entre polícias globais. O corpo executivo da instituição é formado por mais de 1.000 profissionais.

Valdecy Urquiza é originário de São Luís, capital do Maranhão. É formado em Recta pela Universidade de Fortaleza, no Ceará, e ingressou na Polícia Federalista em 2004.

Ao longo da curso, assumiu cargos estratégicos da corporação brasileira, uma vez que a Diretoria de Tecnologia da Informação e a Partilha de Cooperação Policial Internacional.

Também já assumiu funções estratégicas na Interpol, coordenando operações contra o tráfico de seres humanos, e a exploração sexual de crianças na internet.