Acumulado de chuvas neste mês de dezembro é de 82 milímetros, sendo 65 milímetros somente nos últimos três dias.
As fortes chuvas que se precipitaram no município de Sorocaba, no início deste mês de dezembro, já somam um acumulado de 82 milímetros, sendo 65 milímetros somente nos últimos três dias. Embora seja um volume atípico em um curto período de tempo, ainda está dentro da normalidade do volume registrado nos últimos cinco anos, para o mês de dezembro.
Nesta segunda-feira (5), até o início da tarde, as chuvas estão mais amenas, sem nenhum registro de ocorrência, até o momento. Diferentemente do ocorrido na sexta-feira (2), quando houve vários pontos de alagamento na cidade.
A fim de prevenir e dar respaldo a situações como essa, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), junto à Defesa Civil, iniciou, em 1 de dezembro, a Operação Plano Verão 2022/2023. Com base no Decreto Estadual nº 42.565/1997, as ações seguem até o dia 31 de março de 2023, seguindo as orientações da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo.
Dessa forma, a Defesa Civil monitora preventivamente os pontos sensíveis a alagamentos e outras intercorrências, em todas as regiões da cidade. “Estamos com as equipes de prontidão para atender qualquer ocorrência que possa surgir em decorrência das chuvas”, frisa o secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro.
Por outro lado, esse volume de chuvas tem um aspecto positivo, que é possível verificar nos reservatórios de água da cidade. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, nesta segunda-feira (5), o sistema Ferraz/Castelinho opera com 84% e o Ipaneminha, com 90% de sua capacidade total.
Ajuda humanitária
Para fazer frente aos efeitos das fortes chuvas, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid) e em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), providenciou a entrega de alimentos, colchões, móveis, eletrodomésticos e outros itens de necessidade para as famílias atingidas pelos alagamentos causados na região dos bairros Itapemirim e Jardim Marli, na Zona Oeste.
Ao todo, 44 famílias e um total de 161 pessoas já foram atendidos, tendo sido distribuídos 24 cestas básicas, 30 litros de leite, 27 colchões, uma geladeira, dois sofás, duas camas de solteiro, duas máquinas de lavar, 16 kits de higiene e 12 cobertores.
As doações ainda podem ser feitas pelos munícipes, organizações e empresas que puderem, sendo que os itens de maior necessidade são: colchões, camas de solteiro, fogões, sofás, cômodas, produtos de higiene e limpeza, além de fraldas para crianças.
Além dos donativos, equipes da Prefeitura e da Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria de Segurança Urbana, vêm atuando nos locais mais atingidos desde o início das fortes chuvas. Os trabalhos consistem, principalmente, na limpeza de vias públicas, córregos e imóveis, além de prestar auxílio no atendimento às famílias que necessitem de apoio do Poder Público.
As equipes da Secretaria da Cidadania e do Fundo Social de Solidariedade igualmente continuam de prontidão, atendendo a população em tudo que estiver ao alcance da municipalidade. Ao mesmo tempo, equipes do Saae/Sorocaba e da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) também seguem realizando a remoção de entulho e sujeira nos pontos da cidade em que houve alagamentos.
“Estamos atendendo a população nas áreas mais atingidas pelas chuvas e muito atentos às necessidades que possam surgir dessas situações, agindo com a máxima rapidez para minimizar eventuais danos”, afirma o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.
Quem puder auxiliar fazendo doações, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 99157-6851. Os telefones em caso de situação de emergência são: 199 (Defesa Civil e GCM), 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).
Segurança – Agência de Notícias