A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), junto à Defesa Civil, iniciou, nesta quinta-feira (1), a Operação Plano Verão 2022/2023. Com base no Decreto Estadual nº 42.565, de 1 de dezembro de 1997, as ações começam em 1º de dezembro e têm término previsto para 31 de março de 2023, seguindo as orientações da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo.
O Plano Verão busca a coesão, organização e implantação de protocolos de atuação de todas as forças de proteção do cidadão, desde o Comandante do Corpo de Bombeiros até o agente de Defesa Civil, que estarão preparados para atuação imediata em uma possível eventualidade. Visa, também, a realização de medidas preventivas e mitigadoras, como podas, limpezas de bocas de lobo, preparação de viaturas e equipamentos, todas as providências para evitar possíveis situações de crise e, na ocorrência dessas, mitigar da forma mais eficaz.
Nesse sentido, uma comissão do Plano Verão foi montada pela Defesa Civil de Sorocaba, abrangendo representantes de todas as secretarias municipais e de outros órgãos de segurança da cidade, como forma de manter contato permanente entre os setores, a fim de promover ações rápidas, em eventuais casos de emergência. A mobilização conta, inclusive, com o apoio do Saae/Sorocaba e da Urbes – Trânsito e Transportes.
“Toda a equipe pode ser contatada para auxiliar em eventuais momentos de necessidade, de acordo com os planos preventivos e emergenciais de cada Secretaria ou órgão municipal. Esperamos não precisar, mas contamos com todos os representantes para que o Plano Verão cumpra seu propósito”, aponta o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) e coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Davi Dutra.
A operação serve, ainda, para auxiliar no estoque de materiais de primeira necessidade necessários, como cestas básicas, colchões, água potável, dentre outros, para atender socialmente famílias que, porventura, sejam afligidas por eventuais casos de calamidades naturais.
A Defesa Civil monitora preventivamente os pontos sensíveis a alagamentos ou deslizamentos, em todas as regiões da cidade. “É muito importante que a população colabore, prevenindo incidentes nesta época de muitas chuvas. Cada cidadão pode acionar os órgãos competentes, em caso de necessidade. Todos estão preparados”, complementa.
Situações de emergência podem ser comunicadas pelos telefones 199 (Defesa Civil e Guarda Civil Municipal); 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar), todos com Plantão 24 horas.
Segurança – Agência de Notícias