Podia nunca ter pensado nisto, mas a verdade é que a língua pode expor muito sobre a sua saúde. Por exemplo, a cor que apresenta pode ser o sinal de qualquer tipo de doença ou problema pelo qual está passando.
Héctor Castiñterraço é enfermeiro e assina um cláusula no jornal El Mundo onde revela algumas das cores que a sua língua pode ter. “Uma língua saudável é aquela que tem coloração rosada, está húmida e não apresenta rachaduras ou manchas.“
Veja algumas das cores que a língua pode ter e os problemas que podem estar associados.
Vermelho intenso
“Pode ser febre, uma vez que o aumento da temperatura corporal também afeta nascente músculo da boca. Falta de vitamina B12 pode ser outro dos motivos.”
Branca
“Pode ser alguma infeção fúngica, porquê candidíase verbal. O uso prolongado de antibióticos também pode ser um dos motivos.”
Preta ou castanha
“Mais uma vez, pode estar relacionado com o uso prolongado de antibióticos ou anti-histamínicos. Fumar ou ingerir grandes quantidades de moca são outras das possíveis causas.”
Amarelo
“Uma má higiene verbal pode levar a esta cor na língua.”
Azul
“Pode ser uma particularidade de pessoas que tenham pouco oxigênio no sangue. Os lábios também ficam com nascente tom azulado.”
Leia Também: O que é a Síndrome de Münchhausen? Psiquiatra esclarece todas as dúvidas