Fotos: Sema
O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” sediou, nesta semana, nos dias 17 e 18 de fevereiro, o curso gratuito de Compostagem, ministrado pela instrutora do Serviço Vernáculo de Aprendizagem Rústico (Senar), Sônia Yamamoto.
Realizado pelo Senar, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Envolvente, Proteção e Muito-Estar Bicho (Sema), e o Sindicato Rústico de Sorocaba, o curso teve uma vez que objetivo ensinar as operações necessárias e essenciais para a realização da compostagem, muito uma vez que fornecer subsídios que auxiliem o participante a desenvolver uma lavradio menos agressiva ao meio envolvente e obter produtos mais saudáveis.
A compostagem é feita através da desagregação dos resíduos, por meio da ação de agentes biológicos (fungos, bactérias, insetos, entre outros), seja em envolvente rústico ou doméstico. O resultado final da degradação, assim uma vez que as células mortas desses microrganismos, dão origem ao húmus.
No primeiro dia, os participantes aprenderam conceitos e teorias, uma vez que o processo de compostagem e o papel dos microrganismos na desagregação da material orgânica; propriedades do solo; receitas naturais de nematicidas, inseticidas e fungicidas; vegetação companheiras, que beneficiam-se mutuamente quando plantadas juntas, entre outros.
Já no segundo dia do curso, os alunos aprenderam a fazer eco-enzima em garrafas PET. Para isso, foram coletados materiais vegetais de 20 espécies vegetais existentes no Jardim Botânico de Sorocaba, além de ingredientes trazidos pelos próprios participantes, totalizando 50 itens para a produção.
O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo e-mail: jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.