A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Envolvente, Proteção e Muito-Estar Bicho (Sema), receberá, nesta sexta-feira (3), das 8h às 12h, as inscrições gratuitas para o curso de férias “Proeza no parque”, no Parque da Biquinha, voltado a crianças de 8 a 10 anos e seus familiares. Serão disponibilizadas 40 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada.
A programação “Proeza no parque” ocorrerá no dia 10 de janeiro (para as crianças), das 8h30 às 12h30, e no dia 11 de janeiro (para as crianças e seus familiares), das 9h às 12h30, com o tema “Prevenção de Queimadas”.
A teoria da Sema é que o noção de lazer saudável seja incorporado nas famílias, proporcionando sensibilização e possíveis mudanças de hábitos nesse período de férias escolares, quando normalmente as crianças acabam indo somente a locais fechados. A programação também visa proporcionar a elas um lazer educativo, estimulando uma puerícia saudável, por meio de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo juvenil e o desvelo com o meio envolvente.
A escolha do tema estimulará os participantes a reconhecerem os espaços do Parque da Biquinha e da cidade e gerar uma conexão emocional com a natureza, respeitando os cuidados com o meio em que vivemos, oferecendo a oportunidade de conhecerem os riscos de uma queimada em matas, principalmente nas áreas urbanas.
As queimadas causam graves problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, porquê a asma, devido à fumaça produzida e pela porcaria lançada na atmosfera, além de danos ao meio envolvente, dizimando a fauna e a flora típica do sítio.
A programação também contará com uma tarefa social de arrecadação de fraldas geriátricas para idosos e acamados, que serão destinadas a entidades cadastradas junto ao Fundo de Solidariedade Social (FSS) de Sorocaba.
Para a letreiro, os pais ou responsáveis deverão levar um documento da menino. O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações pelo telefone: (15) 3224-1997.