Crianças participarão da programação de férias on-line “Florestas da minha cidade” a partir de terça-feira (26)

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizará a partir desta terça-feira (dia 26), das 10h às 12h, a programação de férias on-line “Florestas da minha cidade”. Serão quatro dias de atividades de Educação Ambiental gratuitas, por meio da plataforma Google Meet, voltadas para 40 meninos e meninas de 7 a 10 anos de idade.

O objetivo é sensibilizar o público infantil sobre a importância da preservação da natureza, mostrando a relação existente entre as árvores, os animais e as pessoas. A programação de Educação Ambiental contará com a parceria do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves) e será finalizada na sexta-feira (dia 29).

As crianças terão a oportunidade de conhecer algumas florestas urbanas existentes em nossa cidade, seus moradores e suas “profissões”, ou seja, os serviços ambientais que executam, além dos principais fatores que podem contribuir para a degradação dessas áreas verdes. A ideia é, a partir dessas curiosidades, fomentar algumas ações individuais e coletivas que contribuam para a manutenção das florestas e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida à população.

As florestas são responsáveis por manter o equilíbrio da temperatura e da qualidade do ar; oferecer recursos, como abrigo e alimento para animais e pessoas; servem de barreira sonora e, ainda, embelezam a nossa cidade. Os animais, por exemplo, contribuem para a manutenção e propagação das florestas, como as aves e os morcegos, que são dispersores de sementes. Já, as pessoas podem ajudar a ampliar e a manter as florestas urbanas, seja cuidando e plantando árvores, ou combatendo as queimadas.

Conhecimento e diversão

A programação contará com estratégias educativas interativas, aliando o conhecimento à muita diversão. Na terça-feira, a equipe da Sema vai apresentar o Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” e falar com as crianças sobre abrigos e reprodução das aves. Na quarta-feira (dia 27), será a vez do público infantil conhecer a floresta existente no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e quais são as aves e outros animais que são responsáveis por dispersar sementes nos ecossistemas em que habitam.

Na quinta-feira (dia 28), terceiro dia de programação, educadores vão apresentar o Parque da Biquinha, os tipos de bico das aves e ensinar as crianças a fazerem um comedouro simples para atrair pássaros em casa. Para encerrar, na sexta-feira, o grupo vai aprender sobre a importância do zoológico para a preservação dos animais; visitar o setor que cuida dos animais e conhecer a anta albina que está sob os cuidados da equipe técnica do zoo.

Todas as vagas foram preenchidas. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3219.2280 ou pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br.

Meio Ambiente – Agência de Notícias