CRAS Laranjeiras realiza ensaio fotográfico com gestantes no mês das mães

Integrantes do projeto “Oficina do Amor” também podem participar da atividade especial gratuita.


O ensaio fotográfico com gestantes é uma das etapas mais aguardadas por mulheres atendidas pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Laranjeiras e que participam do projeto “Oficina do Amor”.


O projeto consiste em um acompanhamento do período de gestação dessas mulheres pela equipe do CRAS, buscando fortalecer o vínculo afetivo da futura mamãe com o bebê e, na medida do possível, também do futuro pai e de todo o núcleo familiar. “Ao longo desse trabalho, vão sendo feitas oficinas de artesanato, com a produção de itens que poderão decorar o quartinho do bebê, por exemplo. O mais importante, no entanto, são as discussões que acontecem durante a realização dessas oficinas, sobre temas que, em geral, as próprias gestantes sugerem para a equipe, tais como puerpério, importância da amamentação e o fortalecimento do vínculo mãe-bebê”, descreve o coordenador do CRAS Laranjeiras, Eduardo Leme Bráz.


No retorno pós-pandemia dessa iniciativa, foi feito o primeiro ensaio fotográfico com uma gestante que aguardava dar luz a gêmeos, já no fim da gravidez. “O marido acompanhou a esposa gestante, mas não tinha a intenção de participar. Porém, durante a realização das fotos, ele foi se envolvendo com o processo e acabou participando. Acabou sendo muito positivo para toda a família e, no futuro, essas crianças terão essa boa lembrança para sempre”, acrescenta o coordenador. A ideia, além de eternizar esse momento especial na vida da gestante e do bebê, é estimular a manifestação de carinho das futuras mamães em relação à criança, mesmo antes do nascimento.


Além do público atendido pelo CRAS Laranjeiras, as gestantes também chegam por indicação da UBS que frequentam. Futuras mamães das comunidades dessa região que se interessarem em participar da “Oficina do Amor” e também em fazer o ensaio fotográfico gratuito neste mês de maio podem entrar em contato, pelo telefone: (15) 3226-7560.

Fotos: Divulgação


Cidadania – Agência de Notícias