CRAS Ipiranga tem espetáculo circense gratuito a crianças e adolescentes atendidos pela unidade

Aproximar o público atendido pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de iniciativas artísticas e culturais, proporcionando momentos de lazer e descontração, foi a proposta do evento realizado na unidade Ipiranga, que contou com a apresentação da artista circense argentina Adriana Techera, com o espetáculo “Artimanhas & Manobras”.

O projeto foi promovido por meio de edital do Proac (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, sendo que a unidade do CRAS, que é ligada à Secretaria da Cidadania (Secid) da Prefeitura de Sorocaba, foi um dos sete locais escolhidos pela artista para a sua apresentação.

“Fizemos essa escolha, porque a ideia do espetáculo é justamente circular entre escolas e outros locais mais afastados do centro da cidade e, também, onde haja famílias em situação de vulnerabilidade. Depois da apresentação, também costumamos receber o público, responder às perguntas que nos fazem e abrir um espaço para o bate-papo com a comunidade, especialmente as crianças”, revela a artista.

“Foi um evento especial e muito interessante, aberto a toda a comunidade e que encantou especialmente as crianças presentes. Tivemos um público de cerca de 50 pessoas e o CRAS ofereceu pipoca aos participantes”, conta a coordenadora do CRAS Ipiranga, Valquíria Mara Silva Ferreira.

Adriana Techera exerce sua formação em artes circenses, que envolvem várias técnicas, incluindo malabarismo e técnica de trazépio, há mais de 15 anos. É, também, produtora cultural desde 2009 e já se apresentou em cidades dos estados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Participou de dois grandes festivais circenses em Sorocaba e do Festival Internacional de Circo, em 2022.

No espetáculo exibido no CRAS, ela se apresenta sozinha, tendo como recursos somente seus aparelhos e sua mala, cativando o público com números de equilibrismo e malabarismo.

“Poder levar entretenimento de qualidade às crianças e adolescentes atendidos pela Secid, por meio dos CRASs, é também uma das formas de contribuir com o bem-estar das famílias que acolhemos e assistimos com nosso trabalho”, sinaliza o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

 

Fotos: Secid/Divulgação


Cidadania – Agência de Notícias