Corinthians recebe Bahia em confronto direto por vaga na Libertadores

O duelo direto do Corinthians contra o Bahia, nesta terça-feira, pode colocar o clube paulista ainda mais perto da Despensa Libertadores de 2025. As equipes se encontram pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão na Neo Química Redondel, em São Paulo, às 20h (de Brasília) enquanto um cenário conturbado envolve a política corintiana.

 

Os dois times têm 50 pontos na tábua. O Bahia, porém, está uma posição primeiro por ter uma vitória a mais (14 a 13). Com os títulos de Botafogo e Flamengo, na Libertadores e Despensa do Brasil, respectivamente, e ambos os times presentes no G-4, são oito os brasileiros classificados ao torneio continental no próximo ano.

O Departamento de Matemática da Universidade Federalista de Minas Gerais (UFMG) aponta que as chances de classificação do Corinthians estão em 81,4%. São praticamente as mesmas que as do Bahia, 81,7%. O duelo desta terça poderá fabricar uma diferença maior e fazer com que um dos clubes dispute a vaga restante na última rodada.

O ponto potente do time de Ramón Díaz é o embalado Yuri Alberto, que assumiu a artilharia do Brasileirão, com 13 gols. “O grupo está colocando o Yuri em condições de fazer esses gols. É um jogador muito importante. Quando você tem um goleador, consegue grandes resultados”, avaliou o prateado, depois vitória contra o Criciúma, com dois gols do camisa 9.

Já na resguardo está uma baixa. Félix Torres continua em recuperação de uma lesão no músculo anterior da coxa direita. A tendência é que Ramón Díaz repita a escalação que foi a campo contra os catarinenses.

No lado do Bahia, o time conseguiu respirar depois sete jogos sem vitórias. A equipe de Rogério Ceni voltou a vencer contra o rebaixado Cuiabá. O gol da vitória veio dos pés de Luciano Rodríguez, uruguaio o qual é a contratação mais rosto do clube baiano. Foram desembolsados US$ 12 milhões (tapume de R$ 65 milhões) por 70% dos direitos do atacante.

Nas palavras do próprio jogador, a partida contra o Corinthians é uma “final”. “É um jogo muito importante para nós e que pode manifestar muitas coisas. Ganhando, sabemos que estamos praticamente dentro do nosso objetivo, que é a Libertadores, pela qual estamos lutando há muito tempo.”

Além de Corinthians e Bahia, o Cruzeiro é outro postulante a uma vaga no torneio continental. Se o Corinthians vencer, o time precisa unicamente empatar na rodada final, diante do Grêmio, em Porto Feliz, para classificar-se. Dependendo do cenário, em caso de ao menos uma roteiro do Cruzeiro, até mesmo um revés no Sul não atrapalharia os planos. O clube mineiro encara, nesta rodada, o Palmeiras, que ainda disputa pelo título.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS X BAHIA

CORINTHIANS – Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, André Carillo e Breno Bidon e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.

BAHIA – Adriel; Santi Arias, Kanu, Gabriel Xavier e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Cauly e Everton Ribeiro; Ademir e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.

ÁRBITRO – Bruno Arleu de Araujo (Fifa-RJ).

HORÁRIO – 20h (de Brasília).

LOCAL – Neo Química Redondel, em São Paulo (SP).

Leia Também: Ex-segurança de Schumacher acusado de roubo e tentativa de extorsão