O Corinthians vai reencontrar o Red Bull Bragantino às 21h30 desta terça-feira, pela rodada de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, após empatar por 1 a 1 com o time do interior paulista na Neo Química Arena, sábado, em duelo do Brasileirão. Embora a partida deste início de semana seja no contexto de mata-mata, o confronto anterior era de maior importância para as pretensões do clube da capital, que agoniza na zona de rebaixamento da competição de pontos corridos.
Diante deste cenário, o técnico Ramón Díaz deve, assim como fez contra o Grêmio na Copa do Brasil, escalar uma equipe alternativa na Arena Nicnet, em Ribeirão Preto, para onde o Red Bull levou a partida. Estádio do time de Bragança Paulista, o Nabi Abi Chedid não comporta a capacidade mínima de 20 mil torcedores exigida pela Conmebol a partir das oitavas do torneio continental.
Díaz tem deixado bem claro que a prioridade do Corinthians é o Campeonato Brasileiro, mas promete que o time será competitivo nas outras competições mesmo com mudanças na escalação. “Não vamos deixar os torneios, vamos seguir com a mesma intensidade. Algumas mudanças vão acontecer, mas não vamos deixar nenhum torneio”, disse depois do empate do fim de semana.
O principal desafio do treinador é mostrar um time confiante em campo. Nem mesmo a força da Neo Química Arena tem servido para dar vida em campo aos corintianos, que empataram os últimos quatro jogos disputados por lá. No total, são seis partidas sem vitória na temporada.
O único resultado mais animador dessa sequência foi a vitória nos pênaltis sobre o Grêmio, no Couto Pereira, em partida que classificou a equipe alvinegra para as quartas de final da Copa do Brasil. Houve um momento de grande sinergia entre jogadores e torcida depois da classificação e, por isso, esperava-se atuação mais confiante contra o Bragantino no sábado. Viver mais um empate em casa foi motivo de grande frustração.
Em Ribeirão Preto, Ramón Díaz não contará com Romero, baixa por causa de um desconforto no músculo posterior da coxa esquerda. Como Yuri Alberto continua se recuperando de uma cirurgia na vesícula, é possível que o treinador dê uma chance para Talles Magno, que estreou durante o segundo tempo contra o Bragantino e marcou o gol do empate corintiano. O mais provável é uma parceria de ataque entre ele e Giovane.
Principal estrela corintiana, Rodrigo Garro deve começar no banco de reservas, da mesma forma que ocorreu no embate com o Grêmio. Igor Coronado, que não jogou no fim de semana porque estava suspenso, pode aparecer como titular no meio de campo.
O Red Bull Bragantino vive uma série tão ruim quanto a do Corinthians, com três derrotas e dois empates nos últimos cinco jogos, mas está em situação mais confortável no Brasileirão, competição na qual tem 27 pontos, em 11º lugar. Pode, portanto, arriscar mais na Sul-Americana.
A equipe comandada pelo português Pedro Caixinha ficou em segundo lugar no seu grupo do torneio continental e precisou passar pelo mata-mata preliminar contra o Barcelona de Guayaquil-EQU, eliminado da Libertadores, para avançar às oitavas. Empatou por 1 a 1 no Equador e venceu por 3 a 2 em Bragança Paulista.
FICHA TÉCNICA
RED BULL BRAGANTINO X CORINTHIANS
RED BULL BRAGANTINO – Lucão (Cleiton); Nathan Mendes, Douglas Mendes, Pedro Henrique e Luan Cândido; Raul, Lucas Evangelista e Lincoln; Helinho, Eduardo Sasha e Henry Mosquera. Técnico: Pedro Caixinha.
CORINTHIANS – Hugo Souza; Cacá, Gustavo Henrique e Félix Torres; Matheuzinho, Raniele (Ryan), Charles, Igor Coronado (Bidon) e Matheus Bidu; Talles Magno e Giovane. Técnico: Ramón Díaz.
ÁRBITRO – Felipe González (CHI).
HORÁRIO – 21h30.
LOCAL – Arena Nicnet, em Ribeirão Preto (SP).