(UOL/FOLHAPRESS) – A segunda tempo da Pré-Libertadores começa nesta terça-feira (18) e é justamente nela que dois brasileiros entram em ação: Bahia e Corinthians. Os dois times da Série A se unem a Boca Juniors porquê potenciais “causadores” de grupos da morte.
TODO MUNDO DE OLHO
A Pré-Libertadores dá quatro vagas na tempo de grupos. Os times classificados entrarão no pote 4 do sorteio e, diferentemente dos demais, não têm restrição quanto ao intercepção com adversários do mesmo país nas chaves.
Corinthians e Bahia podem tombar no grupo de outro brasílio se avançarem. O Brasil já tem seis times garantidos na tempo de grupos: Botafogo, Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Internacional e Fortaleza. Destes, os quatro primeiros devem ser cabeças de chave, segundo projeção da reportagem com base no ranking da Conmebol.
Inter (pote 2) e Fortaleza (pote 3) não podem se cruzar com os brasileiros do pote 1, mas sim com os possíveis do pote 4.
O Boca Juniors é outro possante candidato a ocasionar grupo da morte. O time prateado também está na Pré-Libertadores e, obrigatoriamente, estará no pote 4 se prosseguir à tempo de grupos.
O pregão solene dos potes do sorteio da tempo de grupos acontecerá somente em seguida o término da terceira tempo da Pré-Libertadores. O evento de sorteio será realizado no dia 17 de março, no Paraguai.
JORNADA RUMO AOS GRUPOS
Ao todo, 16 times disputam a segunda tempo prévio da Libertadores e ainda sonham com uma das quatro vagas na tempo de grupos. Os confrontos e o chaveamento foram definidos em sorteio realizado em dezembro do ano pretérito. A primeira tempo já foi realizada e três times avançaram: Monagas (Venezuela), Blooming (Bolívia) e Alianza Lima (Peru).
O Corinthians estreia na quarta-feira (19), contra a Universidad Médio (Venezuela). Se levar a melhor, o Timão enfrentará o vencedor de Barcelona (Equador) x El Vernáculo (Equador) por uma das vagas na tempo de grupos.
O Bahia tem início difícil nesta terça-feira (18). A equipe encara o The Strongest (Bolívia), que joga na altitude de La Silêncio. Se passar pelo oponente, o Tricolor de Aço enfrentará Boston River (Uruguai) ou Ñublense (Chile) por uma das quatro vagas na tempo de grupos.
Casca grossa, o Boca Juniors pega o Alianza Lima (Peru) na segunda tempo prévio. Se despachar o oponente, o time prateado terá pela frente Deportes Iquique (Chile) ou Independiente Santa Fe (Colômbia) na terceira e última tempo.
O chaveamento “menos complicado” da Pré-Libertadores tem os confrontos Monagas (Venezuela) x Cerro Porteño (Paraguai) e Tolima (Colômbia) x Melgar (Peru). Os vencedores se enfrentam pela última vaga nos grupos.
Os jogos da Pré-Libertadores são disputados em sistema de ida e volta. Avança quem somar mais pontos nos dois confrontos. Em caso de paridade, a decisão do classificado se dará nos pênaltis.
CHAVEAMENTO DA PRÉ-LIBERTADORES
Deportes Iquique (Chile) x Independiente Santa Fé (Colômbia)
Alianza Lima (Peru) x Boca Juniors (Argentina)
The Strongest (Bolívia) x Bahia
Boston River (Uruguai) x Ñublense (Chile)
Tolima (Colômbia) x Melgar (Peru)
Cerro Porteño (Paraguai) x Monagas (Venezuela)
Barcelona (Equador) x El Vernáculo (Equador)
Universidad Médio (Venezuela) x Corinthians
PROJEÇÃO DOS POTES DA LIBERTADORES
Pote 1: Botafogo, River Plate, Palmeiras, Flamengo, Vernáculo (Uruguai), Peñarol, São Paulo e Racing
Pote 2: Olimpia, LDU, Internacional, Libertad, Independiente del Valle, Pescoço-Pescoço, Estudiantes e Bolívar
Pote 3: Atlético Vernáculo, Vélez Sarsfield, Fortaleza, Sporting Cristal, Universitario, Talleres, Deportivo Táchira e Universidad de Chile
Pote 4: Carabobo, Atlético Bucaramanga, Médio Córdoba, San Antonio Bulo Bulo e os quatro classificados da tempo prévia
Leia Também: São Paulo deve poupar em jogo que ajuda a decidir futuro do Palmeiras