Conselhos Municipais da Igualdade Racial e do Jovem tomam posse em ato solene no Paço Municipal nesta terça-feira (6)

Tomaram posse oficialmente, na noite desta terça-feira (6), os membros do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial de Sorocaba (COMPIR) e o Conselho Municipal do Jovem (COMJOV) de Sorocaba, ambos ligados à Secretaria da Cidadania (Secid).

A cerimônia foi realizada no Salão de Vidro do Paço Municipal e contou com as presenças do prefeito Rodrigo Manga, do secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, e do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno. Formaram a frente de honra os presidentes e vice-presidentes dos dois Conselhos Municipais, Cesar Augusto de Campos Lima e Carla Cristina Portela de Jesus Mota, presidente e vice-presidente do COMPIR, respectivamente, e Guilherme Juliano Salinas e Vitor Hugo Machado, presidente e vice-presidente do COMJOV.

“É uma alegria muito grande para mim estar aqui, hoje, pois sabemos da importância que têm os Conselhos Municipais para a nossa cidade e temos a certeza de que o trabalho desses dois Conselhos irá contribuir muito para a formulação de políticas públicas, que venham somar ao bem-estar das pessoas”, ressaltou o prefeito Rodrigo Manga.

Também o secretário Clayton Lustosa fez questão de destacar o relevantes papel social dos novos conselheiros. “Sabemos que, em todas as áreas, os desafios são muito grandes. Mas, quando trabalhamos em conjunto, Conselhos e Poder Público, há sempre muita coisa boa que somos capazes de realizar. Pois, somente com união, conseguimos chegar a algum lugar. A boa vontade é o primeiro passo. E esta atual Administração, bem como a Cidadania, são movidas pela boa vontade, buscando sempre ajudar a população”, ponderou o secretário.

Em seguida, coube aos presidentes dos dois Conselhos Municipais também se dirigir ao público presente e deixar registradas suas primeiras palavras e intenções frente às novas tarefas. O presidente do COMPIR reforçou a mensagem de união e força, necessárias para levar os projetos do grupo adiante. “Precisamos estar todos juntos. É dessa forma, unidos, que vamos combater a visão de desigualdade entre os homens. Senão, nem precisaríamos estar aqui. E observamos que ninguém nasce racista ou discriminando o outro. Por isso, é muito importante podermos fazer um trabalho de educação, levando a mensagem de igualdade que se aprende em casa, mas não só em casa. Também nas escolas, nas igrejas, em todos os lugares. Nosso objetivo é que sejamos todos tratados como iguais, assim como Deus nos enxerga”, ele pontuou.

O presidente do COMJOV, por sua vez, agradeceu também pela parceria dos demais conselheiros e afirmou: “é uma honra podermos atuar, sugerindo diretrizes para o Poder Público e, também aproximando os jovens da Administração Municipal. Estou muito contente em poder fazer parte disso e estamos, agora empenhados em produzir o novo estatuto do Conselho. Assim que estiver pronto, vamos nos dedicar a parte prática, lutando também por mais oportunidades para os jovens”.

Entre os muitos convidados presentes, o secretário Clayton também agradeceu a participação da ex-secretária municipal Mazé Lima, atual presidente do Momunes (Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba), sempre atuante nos momentos mais decisivos das lutas por igualdade racial e também como professora, uma defensora dos jovens de Sorocaba. “Este é um momento histórico em nossa cidade e eu me sinto muito grato por ter a oportunidade de estar junto”, concluiu o secretário da Secid.

Fotos: Michelle Alves – Secom Divulgação


Cidadania – Agência de Notícias