O Conselho Tutelar, em parceria com a Secretaria da Cidadania (Secid) e com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, promoveu, neste sábado (24), o acolhimento de crianças que sofriam maus-tratos por parte da mãe, no bairro Mineirão.
A mãe, que sobre com problemas de alcoolismo, teve um surto na madruga de sábado e o Conselho Tutelar conseguiu acolher, logo pela manhã, três de seus seis filhos, com 9, 7 e 4 anos de idade.
No entanto, a mãe conseguiu fugir com os outros filhos de 11 e 2 anos de idade, além de um bebê de 2 meses. O Conselho Tutelar, com apoio da GCM, conseguiu encontrar a mãe e encaminhou as outras três crianças para o mesmo local dos três primeiros irmãos.
O Conselho Tutelar realizará, nesta semana, uma reunião com parentes, que são denominados como família extensa pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para decidir quem ficará momentaneamente responsável pelas crianças.
Em último caso, se não houver acordo com a família extensa, o Conselho Tutelar aciona o Ministério Público, para encaminhar as crianças ao acolhimento institucional.
Em caso de maus-tratos ou abandono de crianças e adolescentes, os munícipes também podem contribuir com o trabalho dos órgãos responsáveis e das autoridades competentes, fazendo denúncias pelo telefone: (15) 3235-1212, das 8h às 17h, ou pelo 153, depois do horário comercial.
Cidadania – Agência de Notícias