O Brasil é o quarto maior consumidor do mundo no mercado de formosura e cuidados pessoais, ficando detrás dos Estados Unidos, China e Japão, segundo o provedor de pesquisa de mercado Euromonitor International. Entre os produtos mais consumidos estão os batons, cremes com multifunções e finalizadores capilares, outra tendência são produtos ecologicamente corretos e sem origem bicho.

 

E quando estes produtos são usados com data de validade vencida ou próximo do vencimento? De combinação com Alline Vasconcellos Alves Peral, perito em estética, cosmética e dermatofuncional e professora do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade Santa Marcelina, os prazos de validade dos cosméticos existem pois são realizados testes de segurança nos produtos feitos pela empresa obreiro, exigidos pela Sucursal Vernáculo de Vigilância Sanitária (Anvisa) para proteção do consumidor, com isso, existe a previsão de degradação dos seus componentes levando a um prazo de validade ideal, no entanto, se mal armazenado pode ocorrer alterações mesmo dentro desse prazo”, explica a perito.

A seguir, a professora esclarece dúvidas sobre o uso de cosméticos vencidos.

Podemos usar cosméticos fora da validade? Por quê? 

Não é indicado justamente pelo cosmético tolerar uma degradação podendo levar, principalmente, a processos alérgicos na pele. Outra questão é o respaldo da empresa obreiro que só acontece se a utilização estiver dentro do indicado, na forma de uso, e dentro da validade.

Os produtos fora da validade fazem efeito? 

Provavelmente não, pois perdem a segurança, levando a alterações de cor, textura e cheiro.

Quais os problemas que produtos de formosura vencidos podem provocar à saúde? 

Podem surgir principalmente processos alérgicos e até mesmo inflamações ou infecções de pele por fungos e bactérias.

Protetor solar, por exemplo, se usado fora da validade pode provocar qualquer dano à pele e saúde? 

Sim, pois além de irritações perdem seu efeito deixando a pele exposta a radiação. Também serve uma vez que dica posteriormente desobstruído não deve demorar para consumir o resultado, pois sua exposição é maior e a segurança começa a ser comprometida devido ao manuseio e armazenamento inadequado uma vez que calor, por exemplo.

Comprar produtos perto da data de validade é perigoso? 

Depende, se consumir dentro do prazo e estiver muito embalado sem qualquer diferença não tem problema. A dica é pensar se realmente precisa do resultado e se vai utilizar a limitado prazo.

Perfume vence? O que acontece com o resultado quando vencido? 

Sim, vencimento de um perfume é um fator que varia dependendo da constituição química de cada origem e forma de armazenamento, sendo assim devemos respeitar a rotulagem, podemos aproveitar para utilizar uma vez que um aromatizador de envolvente se ainda estiver com semblante e fragrância em bom estado.

Se os produtos estiverem fora do prazo de validade, mesmo os produtos nunca usados e muito conservados não devem ser utilizados? Por quê? 

Ainda assim devem ser evitados, pois seus conservantes perdem efeito levando a surgimento de bactérias e micro-organismos, não vale a pena malparar.

Posso usar produtos de cabelo vencido? Por quê? 

Produtos capilares vencidos, assim uma vez que outros cosméticos, também devem ser evitados pois degradam e levam a perda de eficiência, podendo ainda desencadear processos alérgicos, até mesmo queda capilar.

Leia Também: Alimentos “saudáveis” que podem atrapalhar sua dieta: saiba quais evitar