Existem diversos tipos de chá com propriedades calmantes que podem ajudar a diminuir a sofreguidão de forma procedente. Em entrevista ao jornal Metrópoles, na pilar de Claudia Meireles, a nutricionista Eleonora Galvão destacou cinco opções de chás que, combinados a um estilo de vida saudável, podem ser aliados no controle dos sintomas de sofreguidão.
“Esses chás são uma escolha procedente e eficiente para reduzir os sintomas [de ansiedade], mormente quando integrados a uma rotina equilibrada”, afirmou Eleonora.
1. Chá de Camomila
Rico em flavonoides, uma vez que a apigenina, a camomila possui efeitos calmantes e ansiolíticos. Aliás, devido à presença de polifenóis, o chá tem propriedades vasodilatadoras, melhora o fluxo sanguíneo cerebral e ajuda a reduzir a tensão.
2. Chá de Grama-Cidreira
A erva-cidreira contém ácidos fenólicos e flavonoides, uma vez que o ácido rosmarínico e a luteolina, que promovem relaxamento e uma sensação de bem-estar.
3. Chá de Valeriana
Com ácido valerênico em sua formação, a valeriana aumenta a disponibilidade do neurotransmissor GABA no sistema nervoso médio, proporcionando um efeito calmante e diminuindo a espalhafato.
4. Chá de Passiflora
Segundo a nutricionista, a passiflora é rica em flavonoides que atuam nos receptores serotonérgicos, ajudando a reduzir os sintomas de sofreguidão e espalhafato.
5. Chá de Lavanda
Conhecida por suas propriedades sedativas e ansiolíticas, a lavanda auxilia em casos de insônia e espalhafato noturna, promovendo relaxamento e tranquilidade.
Esses chás são alternativas simples e acessíveis para quem procura reduzir os níveis de estresse e sofreguidão. No entanto, é importante lembrar que, em casos mais graves, é necessário buscar orientação médica para um tratamento adequado.
Leia Também: Cuidado com as aparências: estes alimentos estão te fazendo engordar