RENAN LISKAI
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A contratação de uma “surpresa” de Dorival Júnior em uma das convocações recentes da seleção brasileira foi a desculpa do Al-Ahli determinar trinchar Roberto Firmino da lista de inscritos no Campeonato Saudita. Ele, agora, passa pelo mesmo drama que Neymar viveu recentemente.
O Al-Ahli contratou o atacante Galeno, que estava no Porto. Com a chegada do reforço de 50 milhões de euros (R$ 305,6 milhões), o clube estourou o limite de 10 estrangeiros permitidos pelo Campeonato Saudita.
O time saudita tem 11 estrangeiros no elenco: o goleiro Edouard Mendy (Senegal), os zagueiros Matteo Dams (Bélgica), Merih Demiral (Turquia) e Ibañez (Brasil), os meio-campistas Alexsander (Brasil), Kessié (Costa do Marfim) e Gabri Veiga (Espanha) e os atacantes Roberto Firmino (Brasil), Galeno (Brasil), Mahrez (Argélia) e Toney (Inglaterra).
Galeno já defendeu a seleção brasileira. Ele foi convocado por Dorival Júnior para suprir a carência de Gabriel Martinelli nos amistosos contra Inglaterra e Espanha em março do ano pretérito — o desportista do Arsenal foi retalhado por lesão.
O Al-Ahli decidiu trinchar Roberto Firmino. O atacante brasílio, uma das primeiras contratações bombásticas do futebol saudita nos últimos anos, passará a disputar somente a Champions League da Ásia.
Mesmo drama de Neymar
Roberto Firmino passa a viver a mesma situação que Neymar viveu no Al-Hilal. O camisa 10 do Santos sofreu séria lesão no joelho e não foi inscrito no Campeonato Saudita deste ano por desculpa do limite de estrangeiros.
Neymar jogou somente dois jogos pela Champions League da Ásia até rescindir com o Al-Hilal. Ele deixou o clube saudita para assinar contrato até junho com o Santos.
Se permanecer no Al-Ahli, Roberto Firmino fará seu próximo jogo no dia 17 de fevereiro. Nesta data, o time saudita encara o Al-Gharafa, do Qatar, pela última rodada da primeira período da Champions League da Ásia. O clube já está classificado para a próxima lanço, mas ainda sem calendário definido.
Firmino tem 59 jogos disputados, 18 gols marcados e 13 assistências feitas pelo Al-Ahli. Ele tem contrato até junho de 2026 com o clube saudita.
Leia Também: Gramado ‘duro’ do Maracanã irrita Flamengo e Fluminense: ‘uma briga eterna’