(UOL/FOLHAPRESS) – Uma das primeiras medidas da novidade diretoria do Flamengo foi reduzir o período da pré-temporada do clube nos Estados Unidos.
A delegação embarca para passar nove dias em solo norte-americano e o período terá adaptação ao novo departamento de futebol, mergulho ao trabalho de Filipe Luís e um treino crédulo.
POR QUE ENCURTOU
O negócio para a pré-temporada foi firmado ainda pela antiga diretoria. As conversas já eram antigas, esfriaram com a saída de Tite e voltaram a esquentar depois o aval de Filipe Luís. A gestão de Landim ainda tentava fechar mais um amistoso para o período, mas não avançou nesse sentido.
A decisão de encurtar foi principalmente por avaliação técnica feita pelos novos gestores. A multa subida e o contrato também tornariam a decisão de despovoar a FC Series mais complicada.
As duas gestões têm, neste momento, ideias completamente diferentes sobre a presença do Fla fora do Rio de Janeiro. Diferentemente de Landim, Bap e seus pares não querem um Flamengo itinerante. Até por isso cancelaram o jogo que o time faria na volta dos EUA em Manaus, contra o Volta Redonda. Isso ainda vai render, já que a antiga direção havia negociado essa partida e o Voltaço queria vender. Há uma proposta de Brasília na mesa.
“Vamos evitar e lutar para ter menos viagens possíveis. É quase impossível em um calendário uma vez que esse, mas o que puder vamos evitar. As pessoas responsáveis estão tratando. Eles sabem quais são as nossas diretrizes e vão tratar isso”, disse José Boto.
Boto estará com o clube nos Estados Unidos. Um dos pedidos dele para diminuir o número de pessoas que estão no avião do clube também será seguido, já que a lista está muito mais enxuta do que em outras oportunidades.
QUAL É A PROGRAMAÇÃO
O Flamengo sai do Rio de Janeiro às 0h40 (de Brasília) deste sábado (11). A chegada em Orlando está prevista para 11h (horário lugar). Em seguida, a delegação segue para Gainesville, também na Flórida, e, enfim, para no hotel às 15h30 (horário lugar).
O primeiro treino será pouco depois da chegada a Gainesville. O Flamengo faz oito dias de treinamentos nos Estados Unidos, sendo que um deles, na segunda-feira, será em dois turnos.
O único jogo será contra o São Paulo, no dia 19. A delegação deixa Gainesville ainda no sábado à tarde. Logo depois da partida, o time retorna ao hotel e sai tapume de três horas depois para iniciar o retorno ao Rio de Janeiro. A chegada no Galeão está prevista para 13h40 (de Brasília) do dia 20.
CIDADE UNIVERSITÁRIA
O Flamengo escolheu uma cidade universitária para se preparar. Um dos motivos é o isolamento que o técnico Filipe Luís pediu para ter nesse período. No ano pretérito, o Flamengo ficou em Orlando e participou de várias ações de marketing, além de ter um dia na Disney.
O Flamengo vai usar as instalações do Florida Gators, o time da Universidade da Flórida. A equipe já venceu três campeonatos nacionais e oito títulos de conferência em seus 112 anos de história.
O treinador quer mergulho totalidade do elenco e controle de tudo que vai suceder. A teoria é fortalecer as ideias dele, melhorar o time fisicamente e aproveitar o período para fazer os jogadores se cuidarem das mais diversas formas. Filipe Luís queria, inclusive, uma alimento muito muito regrada para cada um deles, mas o clube perdeu a nutricionista de performance que era responsável por isso nas viagens. As mudanças no departamento médico influenciam nesse sentido e o clube correu contra o tempo para redefinir os profissionais que vão.
Gainesville fica a respeito de 1h40 de Orlando de sege. A cidade não tem muitas atrações e é movimentada principalmente pela Universidade da Flórida.
A única ação programada pelo Flamengo com a FC Series por enquanto é um treino crédulo. O clube fará uma atividade no dia 14, terça-feira, com ingresso gratuita do público ao Ben Hill Griffin Stadium.
Leia Também: Jornal cita ‘seca de gols’ de Endrick e compara situação do atacante com a de Vitor Roque