Começa a instalação da iluminação LED na região do São Guilherme, Santo Amaro e Maria Eugênia, custeada pela emenda parlamentar do vereador Ítalo Moreira.

Começam a ser instaladas as luzes de iluminação LED na região do São Guilherme, Santo Amaro e Maria Eugenia, custeadas pela emenda parlamentar do vereador Ítalo Moreira. No ano de 2022, para a Lei Orçamentária Anual de 2023, o vereador Ítalo Moreira propôs uma emenda parlamentar de quase 900 mil reais para instalar iluminação em LED em todas as ruas dos bairros Jardim São Guilherme, Jardim Maria Eugênia, Jardim Santo Amaro e bairros adjacentes. A emenda é um direito do vereador, sendo que o vereador Ítalo dispunha de 1,8 milhão de reais em emendas parlamentares para o ano de 2023, dos quais metade é obrigatoriamente destinada à saúde. Ele enviou essa parcela para o BOS, o que ajudou a zerar a fila de consultas primárias de oftalmologia na cidade no ano de 2023, atendendo mais de 32 mil pacientes. A outra metade, que pode ser destinada a outros setores, foi onde os 900 mil reais foram alocados para instalar a iluminação LED em toda a região do São Guilherme, Maria Eugenia, Santo Amaro e adjacências. As primeiras vias a receberem a nova iluminação foram a pista de caminhada do Maria Eugenia, a Rua Darcy Landulfo e a Rua Antonio Piantore. Em breve, espera-se que todas as ruas e vias da região citada sejam contempladas. Inclusive, no último dia 16 de janeiro, o vereador Ítalo Moreira postou um vídeo em suas redes sociais, ao lado do secretário de obras, Darwin José Rosa, comentando sobre o início da instalação da iluminação em LED na região, custeada por sua emenda. Na ocasião, o secretário agradeceu o envio da emenda parlamentar e o vereador agradeceu ao secretário e ao prefeito Rodrigo Manga pela parceria.

Ítalo Moreira comemora, pois a emenda era para ter sido executada em 2023. Segundo o vereador, “Minha atuação é pautada na fiscalização do Executivo, na proposição e no desenvolvimento de políticas públicas, bem como na destinação de emendas parlamentares. Embora as emendas sejam de minha iniciativa e seu cumprimento seja obrigatório, a execução dos projetos por elas financiados recai sobre o Executivo, cabendo a mim o acompanhamento e a exigência de sua efetiva realização. Cobrávamos semanalmente a Secretaria de Obras pela execução, pois é uma demanda antiga daquela comunidade, e irá ajudar a melhorar a segurança da região.”

Além disso, foi enviadas outras emendas parlamentares do vereador Italo Moreira, que ainda não foram executadas pela prefeitura, e o vereador continua cobrando a execução por parte do executivo, como os 800 mil reais enviados ainda em 2021, através do seu deputado federal Kim Kataguiri, para a instalação de videomonitoramento, que, a pedido do vereador, destinou mais de 5 milhões de reais apenas para a instalação de videomonitoramento integrado à GCM em várias regiões de Sorocaba. Só para a região citada foram 800 mil reais, mais 500 mil reais para a região do São Bento, mais 300 mil para outras áreas da Zona Norte como Santa Cecília e Itavuvu, além de 500 mil para o Santa Rosália (Zona Leste), 500 mil para a região da General Carneiro (Zona Oeste), 200 mil para o Jardim América (Zona Sul), 400 mil via Guto para o Centro, e mais recursos para outros pontos da cidade.

Para a área do São Guilherme, Maria Eugenia e Santo Amaro, entre suas emendas de vereador e as dos deputados parceiros, o vereador Italo Moreira enviou mais de 5 milhões de reais, como 900 mil reais para a construção de uma escola de cursos profissionalizantes no CIS Maria Eugenia, que infelizmente, por problemas políticos, a prefeitura acabou perdendo o prédio para o governo do estado, que havia sido recuperado para a prefeitura em 2021, pelo vereador Italo Moreira para execução do projeto. Possivelmente, a escola será instalada no Shopping Cidade ou em outro lugar da região, que o vereador Italo Moreira, junto com a Elevar, está correndo atrás. Foram destinados 900 mil reais para o PA São Guilherme, que permitiu à unidade comprar um carro para o médico da saúde, adquirir novos mobiliários como cadeiras e ventiladores, equipamentos médicos, realizar reformas e ainda planeja-se fazer outras melhorias com o valor, como instalar equipamento de raio X na unidade. Além de o vereador ter enviado uma emenda de 460 mil para 2024, para a unidade ter o primeiro centro de referência público de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) de Sorocaba.

Também foram destinadas emendas para áreas de lazer com iluminação LED e bancos, como a pista de skate e um playground atrás do PA São Guilherme, a instalação de uma quadra poliesportiva atrás do PA São Guilherme, um playground inclusivo para crianças com deficiência na frente do PA, áreas de lazer na área verde do São Guilherme com Santa Cecília e Jardim Paulista, mais equipamentos na Praça Japonesa na Rua Eugenio Silvano, como Pet Place, um mural estilo “Beco do Batman” e um ringue de artes marciais, uma academia ao ar livre na Rua Antônio Ferreira Filho e muitas outras áreas de lazer que serão feitas com emendas parlamentares enviadas para áreas verdes no São Guilherme, Maria Eugenia, Santo Amaro e adjacências.

Além disso, foram enviadas emendas parlamentares de 300 mil reais para a escola municipal Duljara Fernandes, 100 mil para o CEI 84 e 100 mil para a escola municipal Helio Rosa Baldy, além de mais emendas para outras áreas da região citada e de toda Sorocaba.

O Vereador Ítalo Moreira também conseguiu, através de uma indicação e do seu trabalho de fiscalização, recuperar mais de 56 milhões do FNDE para construção de novas creches e escolas, inclusive a nova creche que está sendo construída no Santo Amaro.