Fotos: Bruno Rodrigues e Carlos Sales (Secom/Sorocaba)
A Prefeitura de Sorocaba homenageou, na tarde desta quinta-feira (9), o boxeador olímpico Abner Teixeira, que garantiu vaga para as Olimpíadas de Paris 2024. A conquista da participação se deu pela medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos 2023, que ocorreram de 19 a 27 de outubro, em Santiago, no Chile.
O boxeador, que iniciou na modalidade em Sorocaba, esteve acompanhado do treinador, Vladimir Godoi, e foi recebido pelo prefeito Rodrigo Manga, junto aos secretários municipais Vitor Mosca, de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), e Samyra Toledo, de Governo (Segov). Também esteve presente na homenagem a Pastora Isa Sampaio, da Igreja Renascer.
Durante o encontro, Abner mostrou suas medalhas e o passaporte para Paris, em 2024. Em seguida, recebeu uma placa de homenagem pelos feitos. Destaque para a Medalha de Bronze, na categoria Peso Pesado Masculino (até 91 quilos) de Boxe, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
“Para nós, é um motivo de muito orgulho saber que Sorocaba contribui para o sucesso de atletas, como o Abner, que tem alto rendimento e segue representando a cidade e o Brasil, com grandes conquistas. Parabenizamos e desejamos ótimos resultados em Paris, no ano que vem”, pontua o prefeito Rodrigo Manga.
Abner enalteceu a importância do apoio de políticas públicas de incentivo ao esporte. “É muito gratificante poder fazer parte do grupo de brasileiros que fará parte dos Jogos Olímpicos. Esse resultado tem grande influência de projetos públicos, que incentivam atletas desde cedo. As bolsas são fundamentais e fazem com que o competidor possa focar no treinamento e tornar-se um atleta de alto rendimento. Isso gera grande mudança na vida das pessoas”, desataca o boxeador.
Abner Teixeira nasceu em Osasco (SP), mas veio para Sorocaba ainda criança. O seu primeiro contato com o Boxe foi aos 13 anos, no projeto social “Boxe – Uma luz para o futuro”, no Centro Esportivo “Francisco Lisboa”, no bairro Maria Eugênia, realizado pela Lisoboxe (Liga Sorocabana de Boxe e Artes Marciais), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba. Em 2011, aos 15 anos, por seu interesse e ótimo desempenho na modalidade, Abner passou a integrar o “Atleta do Futuro”, outro projeto da Lisoboxe, também apoiado pela Prefeitura, com o objetivo de revelar futuros atletas, envolvendo treinos com pugilistas de alto rendimento da equipe. A partir dali, ele passou a se dedicar e investir na carreira de boxeador, sob o comando do professor Vladimir Godoi.