Vindo de dois títulos consecutivos, João Fonseca manteve o embalo nesta terça-feira e fez uma boa estreia no Destapado da Austrália. O jovem tenista brasílio arrasou o experiente prateado Federico Agustín Gómez pelo placar de 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/0, em unicamente 1h07min de confronto, disputado em Melbourne.
A partida foi válida pela primeira rodada do qualifying, a temporada preparatório que distribui vagas na chave principal do Grand Slam australiano, o primeiro da temporada. Fonseca procura entrar nesta chave pela primeira vez em sua curso, em seguida se ressaltar nas disputas juvenis de competições deste nível – em 2023, foi vencedor juvenil do US Open.
Para ocupar a vaga na chave principal do Destapado da Austrália, o tenista de 18 anos precisa vencer mais duas partidas. Seu próximo justador será Coleman Wong, de Hong Kong. O tenista asiático sofreu para vencer na estreia o casaque Dmitry Popko por 7/5, 3/6 e 7/5, em mais de duras horas de partida.
Wong tem 20 anos, mas também está dando seus primeiros passos entre os profissionais, assim porquê Fonseca. Ele é o atual 172º do mundo, mas já apareceu em 128º no ano pretérito. O brasílio subiu para o 113º posto na atualização da segunda-feira.
O tenista do País vive seu melhor momento desde a estreia entre os profissionais, na temporada passada. Ele vem de dois títulos consecutivos. Antes do Natal, foi vencedor do Torneio Next Gen, que reuniu os oito melhores do mundo com até 20 anos de idade na Arábia Saudita – foi o primeiro sul-americano a levantar esse troféu. E, na primeira semana deste ano, ele foi vencedor do Challenger de Camberra, na Austrália.
Com estes títulos em série e o resultado desta terça, Fonseca soma 11 vitórias consecutivas, se aproximando cada vez mais do Top 100 do ranking da ATP. Se vencer suas três partidas e “furar” o quali, o brasílio deve entrar na lista dos 100 melhores do mundo.
Nesta terça, contra um rival de 28 anos, Fonseca não se intimidou diante de um justador muito mais experiente e começou a partida quebrando o saque do prateado. Sem dificuldades para confirmar seus games de serviço na sequência, o brasílio encaminhou o primeiro set, abrindo vantagem na partida.
A segunda parcial foi um passeio brasílio. Fonseca se impôs em quadra desde o primeiro game e não deu qualquer chance para a reação de Agustín Gómez, confirmando o “pneu” no placar. O brasílio, que não teve o saque ameaçado em nenhum momento do confronto, terminou a partida com 17 bolas vencedoras, contra 14 do prateado. E 10 erros não forçados, diante de 24 do oponente.
MONTEIRO E PIGOSSI AVANÇAM
Thiago Monteiro e Laura Pigossi também avançaram em suas estreias no quali, em seguida terem seus jogos adiados na segunda-feira, em razão das chuvas em Melbourne. Monteiro, número dois do Brasil, derrotou o lugar Jason Kubler por 7/6 (7/4) e 7/6 (7/4). Na sequência, o 106º do ranking vai encarar o francesismo Valentin Royer, 203º.
Laura Pigossi, 165ª do mundo, superou a espanhola Guiomar Maristany (199ª) por 6/3 e 6/1. Na segunda rodada, a medalhista olímpica enfrentará a experiente suíça Viktorija Golubic, atual 90ª, mas que já foi a 35ª em 2022.
No início da rodada, ainda na noite de segunda, pelo horário de Brasília, Felipe Meligeni sofreu um mal-estar e precisou desabitar em sua estreia. Antes, Gustavo Heide foi derrotado pelo 10º predilecto. Com estes resultados, unicamente Fonseca, Monteiro e Pigossi seguem na disputa por uma vaga na chave principal, que já tem garantidos os brasileiros Thiago Wild e Beatriz Haddad Maia.
Leia Também: Tottenham acaba com as dúvidas sobre o futuro de Son