Mesmo depois a conquista da Despensa do Brasil, o técnico Filipe Luís garantiu que o Flamengo lutará até o termo no Campeonato Brasílico, apesar da vantagem dos rivais. Em seguida a pausa para Data Fifa, o time volta a campo nesta quarta-feira, às 19h, quando visitante o Cuiabá na Estádio Pantanal, em Cuiabá (MT), pela 34ª rodada. Os adversários estão em situação muito delicada em relação ao rebaixamento.
Uma vez que ficou para trás na pendência pelo título, a grande pressão no Flamengo era terminar dentro do G-4 para prometer vaga à temporada de grupos da Libertadores. Isso não existe mais porque o clube conquistou o objetivo ao faturar a Despensa do Brasil diante do Atlético-MG.
Há quatro jogos sem perder no Brasileirão, o Flamengo está em quarto com 59 pontos, detrás de Botafogo (68), Palmeiras (64) e Fortaleza (63).
Filipe Luís tem vários desfalques para montar o time. O atacante Gabigol segue distante pela diretoria depois manifestar que não renovará com o clube. O meia Gerson, o zagueiro Léo Ortiz e o lateral Varela foram convocados pelas seleções nacionais e não devem ser aproveitados.
O zagueiro David Luiz, com febre e mal-estar, também se juntou à lista, que ainda conta com Luiz Araújo, De La Cruz, Carlinhos, Arrascaeta, Pedro, Viña e Everton Cebolinha. O atacante Bruno Henrique viajou com a delegação, mas aguarda efeito suspensivo depois suspensão por expulsão.
Em seguida o título da Despensa do Brasil, Filipe Luís garantiu força máxima na reta final da temporada. “Eu não negocio esforço e competitividade. Vai depender dos jogadores continuarem competindo e crescendo. Tenho certeza que não vão perder a anelo e vão jogar da mesma forma competitiva que jogaram até agora.”
O Cuiabá, por outro lado, está a passos largos rumo à Série B. Não vence há cinco jogos, sendo três empates e duas derrotas. Assim, está em 19º e penúltimo lugar com 29 pontos, oito a menos do que o Criciúma, primeiro fora da zona de rebaixamento (Z-4), em 16º com 37. Mesmo assim, segurou empate sem gols com o líder Botafogo na última rodada, no Rio.
O técnico Bernardo Franco é um dos desfalques porque está suspenso. Ele será substituído pelo facilitar Julian Tobar. Outra baixa é atacante André Luís, que sofre com uma hérnia de disco. O setor conta com Eliel, que volta depois lesão.
O zagueiro Alan Empereur também está renovado de uma pancada no pé e pode até mesmo retomar a titularidade. Fernando Sobral, que estava suspenso, e Gustavo Sauer, que pertence ao Botafogo e não entrou em campo na última rodada, são outros retornos.
FICHA TÉCNICA
CUIABÁ X FLAMENGO
CUIABÁ – Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Bruno Alves e Ramon; Filipe Augusto, Fernando Sobral e Lucas Fernandes (Raylan); Gustavo Sauer, Derik Lacerda e Isidro Pitta. Técnico: Julian Tobar (facilitar).
FLAMENGO – Rossi; Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro; Wesley, Evertton Araújo, Alcaraz, Matheus Gonçalves e Ayrton Lucas; Michael e Lorran (Bruno Henrique). Técnico: Filipe Luís.
ÁRBITRO – Edina Alves Batista (SP).
HORÁRIO – 19h.
LOCAL – Estádio Pantanal, em Cuiabá (MT).
Leia Também: Corinthians mira vitória sobre Cruzeiro para dar fim ao risco de Z-4 e sonhar com Libertadores