Com a queda das temperaturas a partir da chegada do outono, a Prefeitura de Sorocaba intensificou as ações de força-tarefa de abordagem social a pessoas em situação de rua, também durante as madrugadas na cidade, como parte das atividades diárias do programa “HumanizAção”.
Na terça-feira (9), por exemplo, às 22h25, um vento típico das noites de outono soprava na região central de Sorocaba. É, nesse momento, quando a grande maioria dos cidadãos sorocabanos já retornou do trabalho para os seus lares, que uma equipe de profissionais da Prefeitura de Sorocaba e do SOS (Serviço de Obras Sociais), formada por cerca de 20 integrantes, às vezes mais, faz o caminho contrário e começa a percorrer as ruas da cidade, em busca de oferecer acolhimento a pessoas em situação de rua.
Algumas dessas pessoas encontradas apenas perambulam pelas ruas, sem destino certo. Outras se acomodam sobre pedaços de papelão, tentando adormecer e algumas, ainda, vasculham o lixo à procura de algo que tenha valor, como latinhas de alumínio ou restos de comida. O grupo que realiza essas abordagens sociais é formado por profissionais das Secretarias de Governo (Segov), de Segurança Urbana (Sesu), da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes. Eles integram o programa “HumanizAção”, que, há quase dois anos e meio, segue essa mesma rotina, com o propósito de tirar essas pessoas da rua, oferecendo atendimento e um olhar atencioso às suas várias necessidades. Nas últimas noites, as ações têm sido reforçadas, estendendo-se ao longo das madrugadas mais frias.
“É um trabalho constante, feito olho no olho, e que envolve um esforço contínuo de convencimento. E, ao mesmo tempo em que essa ação precisa ser repetida muitas vezes com cada pessoa, também nos deparamos, com frequência, com pessoas recém-chegadas à cidade ou que estão de passagem. Então, tudo pode ser uma grande novidade para elas. Isso porque cerca de 80% das pessoas em situação de rua que se encontram em Sorocaba chegam até aqui vindas de outros municípios”, explica o secretário da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa.
Outro desafio implícito nesse trabalho é que um número significativo de pessoas abordadas também sofre com dependência química. E se, no momento da abordagem, estão sob o efeito de álcool ou outras substâncias tóxicas podem estar menos abertas aos argumentos dos agentes sociais ou de saúde, que chegam até elas para oferecer cuidados e acolhimento.
Ao longo de terça-feira, por exemplo, as equipes do “HumanizAção” realizaram 69 abordagens especializadas a pessoas em situação de rua, em 18 diferentes pontos da cidade, sendo que 24 delas aceitaram receber acolhimento no SOS.
As equipes percorreram os seguintes locais: Praça Mãe Preta; Praça Dom Tadeu Strunck; Rua José Martins; Praça Cel. Fernando Prestes; Avenida Antonio Carlos Comitre; Rua Francelino Romão; imediações da Rodoviária; Praça Furo Bucho; Rua Dr. Braguinha; Avenida Gal. Carneiro; Rua Armando Colo; Avenida Cel. Nogueira Padilha; Avenida São Paulo; Mosteiro de São Bento; Rua Dr. Álvaro Soares; Rua XV de Novembro; Praça Dr. Arthur Fajardo e Rua Saldanha Marinho.
“Trabalhamos incansavelmente para resgatar essas pessoas que estão em situação de rua, com o intuito de que possam ter uma nova vida, recuperando a própria dignidade. É uma iniciativa muito importante porque, em geral, essas pessoas não têm mais com quem contar, estão completamente afastadas de suas famílias”, enfatiza o secretário de Governo, João Alberto Corrêa Maia.
Proporcionar uma revolução na vida de pessoas em situação de rua é a proposta do “HumanizAção” desde que o programa foi criado, em janeiro de 2021. As equipes trabalham para isso de domingo a domingo, 24 horas por dia. E, somente neste ano, no período de janeiro a abril, realizaram mais de três mil abordagens sociais as pessoas em situação de rua, sendo que perto desse número (acima de 2,8 mil) aceitou acolhimento no SOS Sorocaba e os vários serviços ofertados ali. Ao aceitar esse atendimento, as pessoas têm à disposição no local, diariamente, alimentação saudável, banho quente, roupas limpas e lugar para o pernoite, além da atenção cuidadosa e humanizada que caracteriza esse serviço. Ainda, sempre que necessário, também é feito o encaminhamento dos que precisam para serviços de saúde.
Outra ação relevante das equipes do “HumanizAção” é recolher todos os materiais inservíveis deixados para trás, promovendo a limpeza dessas áreas e prevenindo a presença de pragas transmissoras de doenças, em uma iniciativa que favorece não apenas quem compartilha o espaço público, mas a população como um todo.
Saiba como ajudar
A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).
Fotos: Rose Campos/Secom
Cidadania – Agência de Notícias