Corinthians e Racing decidem uma vaga na final da Despensa Sul-Americana nesta quinta-feira, às 21h30, no estádio El Cilindro, na Argentina. Depois do empate por 2 a 2 em São Paulo, o time brasiliano precisa vencer fora de mansão para ir à finalíssima. Em caso de novidade paridade no placar, a classificação será definida nos pênaltis.
Embalado pela vitória fora de mansão sobre o Cuiabá, por 1 a 0, o Corinthians aposta na invencibilidade de cinco partidas para levar a melhor na Argentina. O resultado tirou o time do Parque São Jorge da zona de rebaixamento no Brasileirão e deu moral para o duelo com os argentinos depois do frustrante empate no jogo de ida das semifinais.
Nesta edição da Despensa Sul-Americana, o Corinthians venceu os dois duelos fora de mansão que disputou no mata-mata. Derrotou o Red Bull Bragantino no Nabi Abi Chedid, por 2 a 1, levando a melhor nos pênaltis depois revés pelo mesmo placar na segunda partida; e venceu o Fortaleza, por 2 a 0, no Castelão, carimbando a classificação à semi com um 3 a 0 na capital paulista.
Ainda na temporada de grupos, os corintianos venceram o Vernáculo-PAR, em Assunção, por 2 a 0. A única rota longe de Itaquera na atual edição da Sul-Americana foi para o Argentinos Juniors, por 1 a 0.
O título da Sul-Americana não é unicamente uma maneira de o Corinthians fechar o desastroso ano de 2024 com um troféu, mas também a garantia de que vai estar na próxima edição da Despensa do Brasil. O time do Parque São Jorge não conseguiu se qualificar para o tradicional torneio vernáculo por meio do Estadual, tampouco deve permanecer entre os seis primeiros do Brasileirão. Eliminado pelo Flamengo na semifinal do mata-mata vernáculo, a única chance é vencendo a competição continental.
Lesionado, o zagueiro Cacá desfalca o Corinthians para o jogo na Argentina. Yuri Alberto e José Martínez, suspensos contra o Cuiabá, retornam. Posteriormente o confronto com o Racing, o time paulista volta ao Brasil na sexta-feira para se preparar para o clássico com o Palmeiras, na segunda, às 20h, na Neo Química Estádio, pelo Campeonato Brasiliano. Assim, a tendência é de que o técnico Ramón Díaz continue rodando o elenco corintiano.
“Não se pode olvidar da quantidade de partidas que jogamos, o esforço que fizemos, por isso precisamos mudar. O grupo precisa do sumo de respiro para gerir a sequência”, comentou o treinador prateado. “Falamos com o grupo, perguntamos porquê eles se sentem… Senão, é difícil colocar, o jogador não vai ter o rendimento que esperamos.”
O Corinthians nunca venceu o Racing. As equipes se enfrentaram sete vezes ao longo da história, com cinco empates e duas vitórias para os argentinos.
FICHA TÉCNICA
RACING X CORINTHIANS
RACING – Gabriel Arias; Marco Di Cesare, Santiago Sosa e Agustín García Basso; Gastón Martirena, Juan Nardoni, Agustín Almendra e Gabriel Rojas; Juanfer Quintero; Maxi Salas e Adrían Martínez. Técnico: Gustavo Costas.
CORINTHIANS – Hugo Souza, Fagner, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; José Martínez, Charles, André Carrillo e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.
ÁRBITRO – Felipe González (CHI).
HORÁRIO – 21h30.
LOCAL – Estádio Presidente Perón (El Cilindro), em Avellaneda (ARG).
Leia Também: Mundial de Clubes 2025: Brasil terá o maior número de representantes na competição