Clube Ecológico da Melhor Idade “Roda Viva” participa de atividade de encerramento do ano no Parque da Biquinha

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou, nesta terça-feira (28), um encontro especial para os membros do Clube Ecológico da Melhor Idade “Roda Viva”, no Parque da Biquinha.

Foi o evento de encerramento do ano, que proporcionou aos quase 30 participantes um passeio ao Sítio Escola Reino Animal, que se trata de uma escola ambiental, localizada no Bairro dos Morros, em Votorantim.

O passeio foi gratuito, com transporte também oferecido como cortesia para o grupo, proporcionando aos idosos atividades educativas monitoradas nesse sítio ecológico, com animais da fazenda, práticas de consumo consciente e noções de sustentabilidade, além de promover o resgate de vivências individuais, porque muitos, entre eles, moraram em sítios ou fazendas durante a infância.
Dessa forma, o contato com a natureza resultou em um lazer saudável, sensibilizando os visitantes para o cuidado com o meio ambiente, propondo mudanças de hábitos voltados ao bem-estar e à qualidade de vida. “O objetivo foi reforçar todo o aprendizado desenvolvido ao longo das atividades de Educação Ambiental no Parque da Biquinha, das quais os idosos participam todas as terças-feiras”, informa a educadora ambiental do Parque da Biquinha, Cristiane Crispim.

O projeto Clube da Melhor Idade “Roda Viva” já existe há 12 anos no parque, oferecendo, para adultos acima de 60 anos, um encontro com pessoas da mesma faixa etária, contato com a natureza e estímulos ao cuidado com o meio ambiente e à qualidade de vida. Durante o ano todo o grupo também tem a oportunidade de participar de oficinas de arte e artesanatos, do cultivo de canteiros e hortas, da observação de aves, além de jogos cooperativos e atividades lúdicas, com música, danças, entre outras.

“A importância desses encontros é o resgate de valores, como amizade, respeito e cuidado com o meio em que vivemos. Também estimulamos a participação dos idosos na comunidade, como agentes multiplicadores, permitindo que se sintam atualizados e atuantes para a sociedade, contribuindo com as suas experiências de vida”, conclui a educadora ambiental.

Mais informações sobre como se inscrever no grupo podem ser obtidas pessoalmente, no Parque da Biquinha, localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, ou pelo telefone: (15) 3224-1997, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As vagas são limitadas.

 

Fotos: Sema/Divulgação