Os trabalhadores agrícolas foram libertados no dia 30 de janeiro, porquê secção da primeira período do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, um concórdia que tem porquê objetivo final fechar a guerra desencadeada em 7 de outubro de 2023, em seguida o ataque do Hamas em território israelense.
Watchara Sriaoun, Pongsak Tanna, Sathan Suwannakham, Surasak Lamnau e Bannawat Saethao aterrissaram no Aeroporto Suvarnabhumi, em Bangcoc, às 07h30 no horário sítio (00h30 em Lisboa), de concórdia com a dependência de notícias France-Presse (AFP).
O grupo foi recebido por familiares e pelo ministro das Relações Exteriores da Tailândia, Maris Sangiampongsa, segundo a dependência de notícias Efe.
Em entrevista à prensa, Sangiampongsa afirmou que os cinco estão em boas condições físicas, embora ainda estejam sendo avaliados.
“A saúde mental é a próxima questão importante”, destacou o ministro, agradecendo aos países que contribuíram para o cessar-fogo em Gaza.
Somboon Saethao, pai de Bannawat Saethao, disse estar “muito feliz” por reencontrar o fruto e pretende realizar uma cerimônia tradicional tailandesa para ele. “Acho que não quero que ele volte a permanecer longe de morada”, acrescentou.
Em 7 de outubro de 2023, o Hamas sequestrou 31 tailandeses, dos quais 23 foram libertados antes do final daquele ano, e dois foram declarados mortos em maio de 2024.
Acredita-se que um último refém tailandês ainda esteja vivo em Gaza.
Leia Também: Vídeos mostram impacto de terremoto de magnitude 7,6 no Caribe