A Resguardo Social de São Paulo emitiu alerta de chuva potente para as zonas oeste e setentrião da capital na tarde desta segunda-feira, 30. A tempestade vem acompanhada de vento, raios e exigência para saraiva. Em Barueri, na Grande São Paulo, o telhado do supermercado Barbosa e duas pessoas passaram mal por culpa do acidente. Segundo a Resguardo Social, as vítimas, leves, foram atendidas.
A chuva potente também se espalhou pela zona leste da cidade, atingindo Caieiras, na região metropolitana, assim porquê os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato e Guarulhos.
Até o momento, o Núcleo de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo registrou rajadas de vento 35,9 Km/h às 14h30 na Subprefeitura da Lapa, zona oeste, e 30,5 Km/h às 14h40 na Subprefeitura de Santana, zona setentrião.
Ainda segundo o CGE, as zonas oeste e setentrião, incluindo a Marginal Tietê e Pinheiros estão em estado de atenção para alagamentos.
Recomendações
A Resguardo Social recomenda seguir as orientações aquém em caso de tempestades com ventos fortes, raios e saraiva:
– Ao aviso de tempestade ou ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma instituição ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis;
– Ao notar rachaduras e trincas no telhado, saia imediatamente;
– Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas;
– Não utilize aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica;
– Se estiver em qualquer extensão oportunidade, porquê praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente;
– Mantenha intervalo de objetos altos e isolados, porquê árvores, postes, antenas e caixas d’chuva;
– Afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, porquê tratores, escadas, cercas de arame etc.;
– Não solte pipas e não carregue objetos porquê canos e varas;
– Evite encaminhar e marchar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
– Quando dirigindo sob chuva, evite passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras.
– No caso de destelhamento, verifique a estrutura antes de entrar na instituição e observe se existem rachaduras e trincas no telhado;
– Não realize manutenção no telhado enquanto há saraiva, evitando acidentes;
– Mantenha-se confortado até obter informações de que o caminho está seguro;
– Não transite por vias cobertas por chuva e/ou saraiva;
– Preste atenção a árvores e cabos elétricos caídos.
Para receber alertas da Resguardo Social, envie um SMS com o CEP da sua região para o número 40199 ou acompanhe atualizações pelo perfil solene no Instagram e Twitter: @defesacivilsp.