Chuvas fortes voltaram a suscitar transtornos em cidades da Região Metropolitana e do interno do Estado de São Paulo. No domingo, 29, além de rajadas de vento que chegaram até 39,2 km/h, precipitações com raios e queda de saraiva atingiram diversas localidades. Ou por outra, quedas de árvores e alagamentos pontuais também foram registrados.
Segundo a Resguardo Social do Estado, apesar da baixa possibilidade de formação de grandes alagamentos, o solo encharcado ainda mantém ressaltado o risco de deslizamentos de terreno.
Cajamar foi uma das cidades afetadas pelas precipitações isoladas. Em levantamento prévio, a Resguardo Social no município contabilizou murado de 80 residências com danos nas telhas devido à chuva com saraiva, número que ainda deve aumentar segundo a força.
Equipes da Resguardo Social do Estado forneceram lona e kits de limpeza aos moradores. Materiais de ajuda humanitária, porquê colchões e travesseiros, foram distribuídos às famílias afetadas ainda no domingo.
O aglomerado da chuva nas últimas 12 horas, que não deixou desabrigados, para o município foi de 24mm.
A chuva de saraiva também destruiu carros, porquê mostram imagens publicadas em redes sociais.
O município de São José dos Campos, no interno do Estado, foi atingido por uma possante chuva acompanhada de rajadas de vento, que provocou quedas de árvores, além de pontos de aluvião. Jardim Telespark, Santana e Superior da Ponte foram os bairros mais afetados. O muro da empresa de ônibus Venetur não resistiu às precipitações e também desabou.
Em Rafard, devido às chuvas que atingiram a região, o Rio Capivari transbordou mais uma vez, provocando alagamentos em diversos pontos e a invasão de chuva em residências.
Previsão do tempo
De concórdia com a Resguardo Social do Estado de SP, até a madrugada desta segunda-feira, 30, o tempo permaneceu instável. Chuvas devem voltar a desabar nas regiões oeste, noroeste e também na tira leste do Estado. A recomendação da força é preparar-se para as prováveis variações climáticas.
Quem mora próximo a áreas de barreira também deve permanecer atilado. O solo encharcado ainda mantém ressaltado o risco de deslizamentos de terreno.
A segunda deve ser de sol entre nuvens e temperaturas em elevação. Os termômetros vão variar entre dos 18°C a máximas que podem superar os 28°C. No termo da tarde, retornam as condições para chuvas rápidas e isoladas.
Na terça-feira, dia 31, o sol surge entre nuvens, o que deve contribuir para a elevação gradual das temperaturas ao longo do dia. As mínimas devem permanecer próximas dos 18°C, enquanto as máximas podem ultrapassar os 29°C.
Na segmento da tarde, a nebulosidade se intensifica, trazendo com ela a possibilidade de pancadas de chuva rápidas e isoladas.
À noite, o risco de chuva diminui, permanecendo unicamente variação de nuvens, criando um cenário tranquilo para a chegada do Ano Novo.