Chácara do Idoso recebe interessados em participar do programa “Hortas Comunitárias” nesta quinta-feira (3)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), realizou, nesta quinta-feira (3), nova reunião do programa “Hortas Comunitárias”, na Chácara do Idoso. A iniciativa, inédita na cidade, é embasada na Lei Municipal nº 12.374/2021 e podem participar pessoas interessadas nessa atividade e que tenham a partir de 55 anos de idade.

Tratou-se de a segunda reunião do programa no local e, ao longo do dia, os participantes puderam assistir a uma palestra sobre os cuidados necessários ao cultivo da horta, ministrada por profissionais do ramo da Agronomia e os servidores da Prefeitura de Sorocaba Átila Queiroz de Moura e Janaína Tonolli. Antes disso, no dia 13 de outubro, os frequentadores da Chácara puderam aprender mais sobre a preparação da horta, com informações sobre a adubagem adequada da terra para que se tenha uma boa produção, incluindo aula teórica e prática.

A iniciativa resulta de uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), da Cidadania (Secid), de Urbanismo e Licenciamento (Seurb) e de Serviços Públicos e Obras (Serpo), com o objetivo de fomentar a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável e incentivar a produção local.

“Essa atividade é muito importante também para os idosos que participam da Chácara, pois, além de aprenderem algo novo, os estimula a se movimentar ao cuidar da horta. Isso os deixa mais dispostos e proporciona bem-estar a todos”, ressaltou a chefe da Seção de Agronomia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Jackeline Santos.

Saiba como participar

A Sedettur prossegue com os cadastros de voluntários interessados em atuar nesse programa pioneiro. Os interessados poderão ter como contrapartida do Poder Público a permissão de uso do terreno onde será realizada a horta, desde que atendam aos requisitos da legislação.

Haverá, ainda, um programa de capacitação, além de desconto na tarifa de água e a oferta de acompanhamento técnico gratuito para a formação das hortas comunitárias, que contribuirão igualmente para o aproveitamento de espaços urbanos vazios.

O cadastro para solicitar a participação no projeto deve ser feito pelo telefone: (15) 3316-1647 ou pelo e-mail: agricultura@sorocaba.sp.gov.br. A Sedettur está localizada na Avenida General Osório, 1.840, na Vila Barão. Mais informações podem ser obtidas pessoalmente na Secretaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fotos: Divulgação


Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias