A Chácara do Idoso, ligada à Secretaria da Cidadania (Secid), realizou, no último dia 20, uma comemoração especial, relacionada ao período natalino. Trata-se da tradicional festa de Folia de Reis. O evento reuniu a equipe administrativa e frequentadores da Chácara, recebendo a Companhia Estrela do Oriente, da qual a professora voluntária de Coral do espaço, Dona Bene, é embaixadora.
“A bandeira da Estrela do Oriente foi recebida com muita alegria. A professora Bene contou a história dos Reis Magos, entoando canções folclóricas relacionadas ao tema. Os idosos, especialmente os praticantes da fé católica, pediram para saldar a bandeira e o presépio, símbolo do Natal”, relata o coordenador da Chácara do Idoso, Sergio Marcelo S. Sauer.
Assim, toda a festa, com suas histórias e reminiscências, foi contada por meio de lindas canções caipiras, relembrando, também, as tradições tropeiras de Sorocaba. Estiveram representados na ocasião os personagens: o “Festeiro” (aquele que recebe a bandeira); a “Princesa do Oriente”, com seu belo vestido cinza; o “Bastião”, que traz a Folia de Reis; e o personagem principal, “O Cantadô”, com flores em sua viola. Na sequência, o sanfoneiro puxou uma “romaria” em volta da Chácara. A atividade terminou no Salão de Ginástica, com uma emocionante Dança Circular, onde também foram reunidas as prendas levadas para a festa.
Para encerrar, a Companhia Estrela do Oriente ainda ofereceu aos idosos um delicioso almoço, com frango no molho curry, salada de maionese, farofa e churrasco.
O professor Tony, voluntário responsável pelas aulas de Teatro do grupo, puxou a música-oração, para agradecer o almoço. E a comemoração ainda se estendeu, até o início da tarde, com muita música caipira raiz e a participação dos violeiros.
Sobre a Folia de Reis
A Folia de Reis é um dos mais tradicionais festejos populares do Brasil. Também conhecida como Reisado ou Festa dos Santos Reis, une os aspectos cultural, histórico e religioso. Está presente em diferentes regiões brasileiras, especialmente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. Costuma acontecer no período entre o dia 24 de dezembro e 6 de janeiro (Dia de Reis).
Sua origem remonta à tradição cristã, na região de Portugal e Espanha, sendo trazida ao Brasil ainda no século XIX. O intuito é comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior – e Baltazar) ao menino Jesus, após o seu nascimento.
Os presentes levados por eles até Belém também são envoltos em simbologia: o ouro representa a realeza; o incenso representa a divindade ou a fé; enquanto a mirra é o símbolo da imortalidade.
Fotos: Chácara do Idoso/Divulgação
Cidadania – Agência de Notícias