A recente posse de Donald Trump porquê 47º presidente dos Estados Unidos trouxe à tona uma série de medidas rigorosas relacionadas à imigração, impactando diretamente os imigrantes brasileiros em situação irregular no país.
De concordância com dados do Pew Research Center, o número de brasileiros vivendo ilegalmente nos EUA aumentou de 130 milénio em 2016 para 200 milénio em 2021, representando um desenvolvimento de 54%. Estima-se que atualmente muro de 230 milénio brasileiros residam de forma clandestina no país.
.
O que Trump pretende fazer?
Em seu primeiro dia no incumbência, Trump assinou decretos que revogaram políticas implementadas pelo governo Joe Biden. Entre as mudanças, destacam-se:
Término das áreas protegidas: Antes consideradas zonas seguras, escolas, hospitais e igrejas passam a ser acessíveis para agentes de imigração conduzirem operações. Segundo o diretor interino do Departamento de Segurança Interna (DHS), Benjamine Huffman, o objetivo é prometer que “criminosos não possam mais se esconder nesses locais.”
Revogação de moratórias: Medidas que permitiam a permanência de imigrantes com processos pendentes foram eliminadas, afetando centenas de milhares de pessoas.
Aceleração das deportações: Trump ordenou que imigrantes que:
Entraram ilegalmente nos EUA,
Não possuem status regularizado,
Não podem provar que moram no país há pelo menos dois anos, sejam alvos prioritários de deportação imediata.
Suspensão da cidadania por promanação: O decreto, que contradiz a Constituição dos EUA, impede que filhos de imigrantes ilegais nascidos no país tenham recta à cidadania americana. Essa medida gerou possante reação, com 22 estados governados por democratas já entrando na Justiça contra o governo federalista.
Impacto para os brasileiros
Com essas medidas, os brasileiros em situação irregular nos EUA enfrentam um risco aumentado de deportação. Em 2024, 1.648 brasileiros foram deportados dos EUA, número que pode crescer significativamente sob as novas políticas. Aliás, a verosímil revogação da cidadania por promanação afetaria diretamente filhos de imigrantes brasileiros nascidos no país.
Reações e Desafios Legais
As ações de Trump já geraram respostas de diversos estados e organizações. Pelo menos 22 estados governados por democratas entraram na Justiça contra o governo federalista para negar a medida que procura varar a cidadania por promanação
Leia Também: Trump autoriza prender imigrantes em hospitais, escolas e igrejas