O Centro de Educação Infantil “Professora Beatriz de Moraes Leite Fogaça” (CEI-16), localizado na Vila Carvalho, ganhará, até o início da próxima semana, 42 árvores e um novo paisagismo. A ação ambiental, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), teve início nesta quarta-feira (dia 23).
A iniciativa faz parte dos trabalhos da Sema ligados à conservação e promoção da arborização urbana, ampliando a área vegetal da cidade, em harmonia com o Plano Municipal de Arborização. A ideia ainda é melhorar ainda mais o ambiente escolar, de acordo com os interesses de cada unidade.
As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.
A área externa do CEI receberá o plantio de espécies, como cereja-do-rio-grande, urucum, jenipapo, araçá-roxo, jabuticaba, uvaia, fruta-do-conde, pitanga, goiaba, grumixama, pau-brasil, ipê-branco, ipê-roxo e ipê-amarelo. Para o paisagismo, o espaço ganhará primaveras.
O trabalho está sendo realizado por servidores da Sema, além de seis integrantes da Cooperativa de Trabalho Social de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região (Coopereso). A equipe também vai preparar um espaço, com terra vegetal, para uma futura horta cultivada pela comunidade escolar.
Para essa ação, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade está providenciando toda a estrutura necessária, como a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas produzidas no viveiro municipal, e utilização de tutores e insumos.
Meio Ambiente – Agência de Notícias