CBF insiste por jovem lateral do São Paulo contra assédio de Portugal

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O lateral João Moreira, do São Paulo, é alvo de disputa internacional. O jovem de 19 anos tem dupla nacionalidade já atuou pelas seleções de base de Brasil e Portugal e é frequentemente convocado para ambas. A CBF quer convencê-lo a escolher a seleção canarinho.

Ramon Menezes convocou João Moreira para a disputa do Pan-Americano do Chile, em outubro. O lateral foi liberado pelo São Paulo.

A CBF quer que o jogador sinta o clima da seleção brasileira. A entidade espera que essa vivência pese na escolha futura do jogador.

Moreira topou disputar o Pan com o Brasil, mas ainda não tomou sua decisão. O jovem deve continuar jogando nas duas seleções até se definir; ele só precisa escolher quando tiver uma convocação para seleção principal.

A CBF quer evitar mais um caso como o de Matheus Nunes, volante do Manchester City (Inglaterra). Nascido no Rio de Janeiro, ele fez a carreira toda em Portugal, chegou a ser convocado por Tite em 2021, mas rejeitou o Brasil e escolheu Portugal.

Moreira é natural de São Paulo e tem ascedência portuguesa por parte de avó. Ele tem cidadania desde 2021 e acumula convocações para Portugal, já tendo vencido dois torneios sub-18 com a seleção.

Moreira estreou profissionalmente pelo São Paulo no ano passado e soma 12 jogos pelo time de cima. Ele pode atuar como lateral-direito e também como lateral-esquerdo.