RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A CBF discute internamente uma novidade na convocação da seleção: completar com o sigilo das pré-listas do técnico Dorival Júnior e fazer a divulgação dos jogadores pré-convocados.
No que depender do presidente Ednaldo Rodrigues, isso já vai valer na convocação da próxima Data Fifa. Mas o objecto não está completamente discutido na entidade.
Da segmento de Ednaldo, a visão é que a divulgação da pré-lista acabaria com o vazamento seletivo de jogadores, que acontece quando a CBF envia a relação aos clubes.
Nesses casos, a entidade perde o controle dos nomes que saem na prensa. Geralmente, não são todos os listados. E aí, surge uma visão parcial das seleções de Dorival. Pelo menos até ele anunciar a convocação definitiva.
Mas o martelo sobre a divulgação da pré-lista ainda não é considerado suplantado na diretoria de seleções.
Existe o contraponto de que soltar a lista antes acaba gerando uma discussão antecipada em relação às opções de Dorival. O tema seleção ficaria estendido no debate público por pelo menos uma semana antes da convocação final.
O planejamento de Dorival no momento é enviar a pré-lista para os clubes em 28 de fevereiro.
O Brasil enfrenta a Colômbia no dia 20 de março. A data Fifa começa na segunda-feira anterior, no dia 17.
Para fechar a próxima pré-lista, Dorival e a percentagem técnica vão estudar in loco treinos e jogos de selecionáveis que atuam no futebol europeu. O termo da expedição é dia 24.
Leia Também: Neymar perdeu 40 bolas e acertou o gol apenas uma vez em 120 minutos