Casa do Turista de Sorocaba recebe visita de professores e alunos do Instituto de Educação Supera

A Divisão de Turismo, pertencente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) da Prefeitura de Sorocaba, recebeu, na última sexta-feira (9), estudantes do Instituto de Educação Supera, para conferir a exposição “Sorocaba Animada”, na Casa do Turista. A exposição foi criada pelo publicitário Thiago Delmonde e realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

O personagem principal dos desenhos é o Baltinha, uma homenagem a Baltazar Fernandes, fundador de Sorocaba. Ao lado de sua fiel escudeira, a mulinha, que está presente na maioria dos episódios, Baltinha vai desbravando a região e contando, de maneira lúdica, a história de Sorocaba para crianças, jovens e adultos. Os vídeos constantes da mostra são produzidos igualmente por Thiago. Ele cria os roteiros, os desenhos, as ilustrações, as vozes dos personagens e até as canções dos episódios.

“É muito importante que os estudantes saibam da história da cidade onde vivem. Nada melhor do que apresentar, de forma lúdica, todas as histórias e curiosidades sobre Sorocaba, assim como seu surgimento, por meio do personagem ‘Baltinha’ e sua mula”, ressalta a chefe de Divisão de Turismo, Daniele Leite.

A professora contou aos alunos a história de Sorocaba e eles também puder ver a exposição, com todas as curiosidades da “Terra Rasgada”. “Foi uma descoberta para eles saberem a história de Sorocaba e como ela foi fundada. No momento da visita, todas essas informações foram tratadas de forma lúdica e dinâmica com os alunos, que adoraram o projeto. Muito importantes as atividades fora da sala de aula, apresentando pontos turísticos e históricos de cidade”, relata a coordenadora pedagógica do Instituto, Lisiane Martin Teixeira.

A Casa do Turista está aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos finais de semana e feriados, das 8h às 13h, localizada na Rua Ana Monteiro de Carvalho, 50, no Jardim Santa Rosália. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (15) 3233-2043 e (15) 3211-2143.


Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias