SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Vivenda Branca acusou neste sábado (1º) o governo do México de ter fornecido “refúgios seguros para que os cartéis se dediquem à fabricação e ao transporte” de drogas.
Em um enviado, o governo americano disse que esses entorpecentes “provocaram a morte por overdose de centenas de milhares de vítimas americanas”. O texto ainda acusa o governo mexicano de ter “uma federação intolerável” com os cartéis do narcotráfico.
Neste sábado, Trump assinou um decreto aplicando tarifas de 25% a todas as importações do Canadá e México, uma de suas principais promessas de campanha. Já a China será taxada em 10% das importações.
Entre as justificativas para as novas taxas a Vivenda Branca disse ser necessário responsabilizar os três países por suas promessas de interromper o fluxo de drogas para os Estados Unidos.
Em menção ao México, o governo Trump disse que as tarifas só serão derrubadas se o os mexicanos “cooperarem com os EUA na luta contra as drogas”.
Em resposta à denunciação, Claudia Sheinbaum, presidente do México, disse no X que rejeita categoricamente a falsidade da vivenda branca de que o governo mexicano tem federação com o violação organizado.
“Se em qualquer lugar existe tal federação, é nas lojas de armas dos Estados Unidos que vendem armas de superior poder a esses grupos criminosos, uma vez que demonstrou o próprio Departamento de Justiça dos Estados Unidos em janeiro deste ano”, disse a mandatária.
Sheinbaum disse que ordenou ao seu ministro da economia que implementasse medidas tarifárias e não tarifárias para proteger os interesses do México.
Leia Também: Por que mulheres têm risco maior de Alzheimer do que homens?