A Prefeitura do Recife apresentou, nesta sexta-feira (14), os detalhes da programação de Carnaval nos mais de 50 polos espalhados pela capital. As prévias já estão a todo vapor desde o início do ano.  

 

Com o tema  “Carnaval do Recife. É Gente”, a sarau vai homenagear a cantora Elba Ramalho, o músico e compositor Marrom Brasiliano e a Troça Abanadores do Arruda. A programação começa no dia 26 de fevereiro e segue até 7 de março, com mais de três milénio apresentações.

O planejamento prevê a montagem de 9 espaços centralizados, 12 descentralizados, um polo instrumental, sete infantis, cinco corredores da folia e mais de 15 polos comunitários. 

Além de privilegiar os ritmos locais, porquê frevo e maracatu, o Carnaval do Recife abre espaço para outras sonoridades, porquê rock, trap, samba e pop. E o palco do Marco Zero, que fica no Meio Histórico, vai ser símbolo desta mistura, com atrações pernambucanas porquê Alceu Valença, João Gomes, País Zumbi, André Rio, Maestro Forró e Orquestra Explosivo do Hemetério, que irão dividir a programação com ritmos trazidos por artistas porquê Ney Matogrosso, Alcione, Pabllo Vittar e Baiana System.

Também no Marco Zero, haverá celebração todos os dias da cultura pernambucana com encontro de 29 afoxés, das 13 Nações de Maracatu, de Blocos e Escolas de Samba, entre outros. E é também no Marco Zero que o carnaval vai até ser esticado até sexta-feira, dia 7 de março, quando acontece o show “Recife Capital do Brega”, reunindo mais de 20 artistas que vão passear pelo cancioneiro da “dor de cotovelo”.

Pra quem já conhece a folia recifense, estão confirmados outros palcos tradicionais, porquê o da Rossio do Arsenal, do Samba da Moeda, Parque das Graças Instrumental, QG do Frevo, Rossio da Independência e Recinto de São Pedro.

A expectativa da Prefeitura de Recife é que o período carnavalesco traga um incremento na economia sítio de mais de R$ 2,7 bilhões. Os eventos devem atrair mais de 3,5 milhões de pessoas e fazer com que a ocupação hoteleira chegue a 97%.