(FOLHAPRESS) – Neste termo de semana o pré-Carnaval 2025 terá início em todo o país fazendo jus a uma das marchinhas mais conhecidas da folia: “Alalaô, ôôôôôô, mas que calor, ôôôôôô!”.
De negócio com a previsão da Climatempo, esse período de festas carnavalescas vai ser de altas temperaturas em todas as capitais. Não há previsão de vaga de calor oficialmente, mas os termômetros devem continuar supra dos 30°C na maior secção dos dias e em quase todas as capitais.
O sistema de subida pressão atmosférica que está sobre o Sudeste vai estrear a enfraquecer, favorecendo a formação de nuvens de chuva, mas a sensação de calor ainda será muito grande.
Isso ocorre, segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, porque não há expectativa da passagem de nenhuma frente fria pela região nos próximos dias. Haverá, sim, uma ligeiro subtracção do calor, mas não significa que o ar vai se refrescar. Muito pelo contrário, haverá um abafamento totalidade, principalmente para os foliões que saírem nos blocos de rua.
“Pode ter pancadas moderadas a fortes em São Paulo, mas não vai chover de forma generalizada no termo de semana. Chove num conjunto e não chove em outro. Acho mesmo que vale permanecer atilado para ver as ações das prefeituras, os esquemas emergenciais para ajudar a hidratar a galera e o pedestal médico. Vai ter gente passando mal”, alerta Pegorim.
Para nascente termo de semana, todas as capitais da região Sudeste, algumas do Núcleo-Oeste e do Nordeste devem ter temperaturas supra dos 30°C.
*
TEMPERATURAS MÁXIMAS PARA 22 E 23/2
– Rio de Janeiro – 35°C nos dois dias
– Cuiabá e Goiânia – 35°C/33°C
– Belo Horizonte – 34°C/31°C
– Campo Grande – 33°C/33°C
– Porto Contente, Vitória e Salvador – 33°C/31°C
– São Paulo – 31°C/30°C
*
Para os dias de feriado de Carnaval, de 28 de fevereiro a 5 de março, a Climatempo prevê muito sol, calor e pouca chuva no Sudeste.
Assim, em São Paulo e no Rio de Janeiro, os foliões não devem ser atrapalhados pela chuva nos desfiles das escolas de samba no Anhembi e na Marquês de Sapucaí. A previsão inicial é que se ocorrer alguma precipitação, será antes dos desfiles, durante a tarde.
“As pancadas que ocorrerem até podem ser moderadas a fortes à tarde e no primícias da noite, por pretexto do calorão, mas a chuva será em poucas áreas. A menor possibilidade de alguma chuva ainda é para o estado do Rio de Janeiro e nas áreas ao centro-norte de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte”, diz Pegorim.
REGIÃO NORDESTE
No Nordeste, a Climatempo alerta para chuva poderoso e volumosa na costa setentrião da região, onde a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve continuar bastante ativa nesse período, podendo provocar precipitação frequente, até com poderoso intensidade.
“Os estados do Maranhão, do Piauí, do Ceará e o interno do Rio Grande do Setentrião, incluindo as capitais Fortaleza, Teresina e São Luís devem sentir a influência das áreas de instabilidade da ZCIT e passam o Carnaval em atenção para o risco de fortes pancadas de chuva”, afirma Pegorim.
Para as demais regiões nordestinas, porquê o litoral leste, entre Natal-RN e o sul da Bahia, o Carnaval deve ser com períodos de sol e algumas pancadas de chuva, mas em universal com fraca a moderada intensidade, que não devem ocasionar transtornos aos foliões.
Estas pancadas de chuva poderão sobrevir também nas capitais Salvador-BA, Aracaju-SE, Maceió-AL, Recife-PE, João Pessoa-PB e Natal-RN.
REGIÃO SUL
Quase todo o Sul do Brasil terá um Carnaval com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e em secção da noite, que poderão ser moderadas a fortes, mas com curta duração, informa a Climatempo.
O instituto diz que uma frente fria deve passar pelo Rio Grande do Sul entre a segunda (3) e a quarta-feira (5), que poderá provocar fortes pancadas de chuva pelo estado. Esta frente fria, porém, não deve seguir sobre os demais estados da região Sul, mas deve estimular um aumento da chuva na Grande Florianópolis e no litoral sul catarinense a partir da tarde da terça-feira (4) de Carnaval.
REGIÕES NORTE E CENTRO-OESTE
O calor e a grande disponibilidade de umidade no ar serão os principais responsáveis pelas pancadas de chuva, que devem ocorrer em universal à tarde e no primícias da noite na maioria dos estados do Setentrião e do Núcleo-Oeste. Há potencial para chuva poderoso, destaca a Climatempo.
“Nascente Carnaval será com bastante sol e pouca chuva no Região Federalista e em Goiás. As condições para pancadas de chuva devem aumentar a partir do dia 3 de março.
As pancadas de chuva serão mais frequentes em Mato Grosso, no Pará, no sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia. Entre as capitais, a menor chance de chuva será para Goiânia, Brasília, Palmas e Boa Vista”, prevê Josélia Pegorim.
*
TEMPERATURAS MÁXIMAS ENTRE 28/2 E 5/3
– São Paulo – entre 32°C e 34°C
– Rio de Janeiro – entre 36°C e 38°C
– Belo Horizonte – entre 30°C e 32°C
– Vitória – entre 33°C e 35°C
– Brasília – entre 30°C a 32°C
– Capitais do Setentrião e do Núcleo-Oeste – 32°C e 34°C
– Capitais do Nordeste – entre 30°C e 33°C
Leia Também: Com forte calor, busca por ar-condicionado cresce no Brasil; veja dicas para economizar