CAPSs promovem atividades em alusão à campanha Janeiro Branco

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) estão promovendo, neste mês de janeiro, atividades em alusão à campanha Janeiro Branco, com o objetivo de mobilizar a população em favor da saúde mental, desmistificando o assunto e mudando a compreensão sobre o tema na sociedade.

Ao longo do mês, atividades, como relaxamento, meditação, grupo de música, caminhada, exposição de cartazes, roda de conversa, massagem, entrega de informativos e exercícios lúdicos, estão sendo realizadas nos oito CAPSs da cidade.

Nesta sexta-feira (28), às 9h, o CAPS Roda Viva, situado na Rua Padre José de Anchieta, 295, Centro, promove uma dinâmica em grupo sobre o tema “Autocuidado para quem cuida do sofrimento do outro” aos funcionários da assistência. Também no mesmo dia, a equipe do CAPS Alegria de Viver fará a distribuição de mensagens motivacionais e bombons aos pacientes da unidade.

O CAPS Ser e Conviver, ainda no dia 28, realizará roda de conversa acerca do tema da campanha nacional com os pacientes da unidade.

A iniciativa Janeiro Branco almeja desenvolver uma cultura de cuidados com a saúde mental. Dessa forma, todos podem compartilhar suas dificuldades emocionais e o convívio com transtornos mentais, além de fazer terapia.

“Nos CAPSs, promovemos essas atividades o ano inteiro, mas janeiro acaba sendo importante, pois há uma expectativa das pessoas para os próximos 11 meses. Portanto, essa situação acaba deixando os pacientes mais abertos a absorver esses estímulos e cuidar de si mesmos nesta época”, explica a coordenadora de Saúde Mental, Eline Vitor.

CAPSs

Sorocaba possui oito CAPSs e essas unidades têm a missão de oferecer assistência às pessoas que apresentam transtornos mentais, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) deve assistir diferentes graus de complexidade e promover amparo integral.

Além disso, os CAPSs oferecem acolhimento noturno, atenção aos usuários em crise, visitas domiciliares e acompanhamento no território, entre outros serviços. Os pacientes podem procurar os serviços de saúde mental por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos próprios CAPSs.

Confira os endereços dos CAPSs nas artes, abaixo:


Saúde – Agência de Notícias