Canadá: veículos processam OpenAI por uso ilegal de artigos jornalísticos

Diversos veículos de informação do Canadá entraram com um processo contra a OpenAI, acusando a empresa de Perceptibilidade Sintético (IA) de utilizar de forma “imprópria e proibido” seus artigos jornalísticos para treinar modelos de IA. A informação foi divulgada pela dependência de notícias Reuters.

 

Entre os autores da ação estão conhecidos meios de informação canadenses, uma vez que o National Post, o Toronto Star, o The Globe and Mail e a dependência The Canadian Press. Em enviado, a Postmedia, proprietária do National Post, criticou duramente a prática da OpenAI:

“As declarações públicas da OpenAI de que é de alguma forma justo ou de interesse público usar a propriedade intelectual de outras empresas para mercê mercantil próprio são equivocadas. O jornalismo serve ao interesse público. O uso do jornalismo de outras empresas para lucro mercantil por secção da OpenAI não é. Isso é proibido.”

De consonância com o The Guardian, os veículos exigem que a OpenAI pague aproximadamente 13,5 milénio euros por cada item utilizado no treinamento de suas tecnologias, além de medidas que impeçam a repetição dessa prática no horizonte.

Vale evidenciar que as empresas canadenses não são as únicas a enfrentarem a OpenAI judicialmente. Nos Estados Unidos, veículos de peso uma vez que o New York Times também iniciaram ações legais contra a empresa, alegando práticas semelhantes.

Leia Também: Nova busca do ChatGPT, da OpenAI, reproduz trechos de reportagens sem autorização