A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), escolhe o Dia Mundial do Gato (17 de fevereiro) para dar início à campanha “Uma nova chance, uma nova história, um novo lar” nas redes sociais, visando promover a adoção responsável de cerca de 100 gatos que vivem nas ruas, abrigando-se no Cemitério da Saudade, na região do Além Linha.
O objetivo da atual administração é garantir um ambiente seguro e de cuidados para o bem-estar desses animais que estão nas ruas. “Os gatos mais agressivos serão levados para o nosso Abrigo Municipal, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira, onde receberão todos os cuidados e lá permanecerão. Já, os felinos mais dóceis serão encaminhados para adoção, assim que forem castrados, caso ainda não tenham sido, além de vacinados e vermifugados”, explica o secretário da Sema, Antonio Prieto. A ideia é garantir um lar seguro, com cuidado e carinho a todos eles.
Uma protetora de animais de Sorocaba cuida há alguns anos desses gatinhos, de forma independente, principalmente fornecendo água e ração. A Sema já castrou uma parte desses animais. “Valorizamos muito o trabalho dos protetores e dessa, em especial, porém o cemitério não pode continuar sendo abrigo para eles, onde ficam expostos ao sol, à chuva e, no inverno, também ao frio. E acredito que nós, como Poder Público, podemos fazer muito mais por esses animaizinhos abandonados e, com a ajuda de todos, conseguiremos um lar para esses gatos”, enfatiza.
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade disponibilizará o WhatsApp: (15) 99159.4118, para que as pessoas interessadas em adotar, de forma responsável, esses gatos entrem em contato, conforme os animais forem sendo capturados e levados ao Abrigo Municipal, para receberem todos os cuidados necessários, antes da doação.
Dedetização no Cemitério da Saudade
Com a realização do serviço de dedetização no Cemitério da Saudade a pedido da população do entorno, muitas pessoas manifestaram sua preocupação em relação aos gatos que vivem no local. Para assegurar o bem-estar desses animais, técnicos da Sema realizaram o monitoramento, durante e após o procedimento, e não houve nenhum incidente com os felinos.
Meio Ambiente – Agência de Notícias