A previsão do tempo indica que para o mês de novembro as temperaturas devem se manter supra da média em grande segmento do Brasil. Com relação às chuvas, a expectativa é que permaneçam com volume normal e médio em diversos Estados. Mas em partes do Nordeste e Núcleo Oeste, a tendência é de menor precipitação, de concordância com o Instituto Vernáculo de Meteorologia (Inmet).
Para a maioria dos municípios do Estado de São Paulo, a projeção aponto para chuvas mais regulares e temperaturas mais amenas.
Possibilidade de calor supra da média?
Há expectativa para a ocorrência de alguns dias de calor em excesso, principalmente em áreas do setentrião das regiões Setentrião e Nordeste, onde as temperaturas médias poderão ultrapassar os 28ºC.
Em outras localidades, as temperaturas tendem a permanecer mais baixas. “Em alguns pontos do leste da região Sudeste e região Sul, são previstas temperaturas próximas ou ligeiramente aquém da média em algumas localidades, devido a ocorrência de dias consecutivos com chuva que podem amenizar a temperatura”, acrescenta o Inmet.
Algumas regiões devem permanecer com dias chuvosos
De concordância com Inmet, para o mês de novembro, a previsão indica que as chuvas devem permanecer entre normal e média em grande segmento da região Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima, noroeste e sudeste do Amazonas.
“Em grande segmento da região Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima, muito uma vez que o sudoeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, são previstas chuvas próximas e aquém da média”, projeta o Inmet.
A previsão indica pouca chuva para o nordeste da região amazônica e grande segmento da região Nordeste aponta para uma redução dos níveis de umidade no solo, principalmente na região que abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Já para as regiões Núcleo-Oeste e Sudeste, o mês de novembro será marcado pela recuperação dos níveis de umidade no solo, devido a previsão de chuvas mais regulares.
Em grande segmento da Região Sul, a previsão é de chuvas próximas à média histórica e os níveis de umidade no solo devem permanecer elevados.
No Rio Grande do Sul, há expectativa para precipitação na filete normal e segmento dos municípios, com algumas localidades supra da média.