A Universidade de Otago, na Nova Zelândia, apresenta um dispositivo que promete facilitar o emagrecimento e, assim, evitar os problemas de obesidade. O chamado ‘DentalSlim Diet Control’ consiste num íman com cadeado que se coloca nos dentes e que não permite que se abra a boca mais do que dois milímetros, ou seja, deixa de ser possível a ingestão de alimentos sólidos.
Conforme explicado pelo líder do estudo, Paul Brunton, no British Dental Journal, “a principal barreira para as pessoas perderem peso com sucesso é a adesão e isto ajuda a estabelecer novos hábitos, permitindo que cumpram um dieta de baixas calorias durante um período de tempo”.
Para o estudo do dispositivo, os investigadores recrutaram sete participantes obesos. “A tolerância do dispositivo era boa, promovendo a perda de peso ao longo de um período de teste de duas semanas”, disse o investigador. “É uma alternativa não invasiva, reversível, econômica e atraente para procedimentos cirúrgicos”, acrescenta.
Ainda que pareça eficaz, o método está causando polêmica nas redes sociais, onde muitos utilizadores comparam o dispositivo a uma máquina de tortura. Mas diante de todas as críticas recebidas, o grupo de responsáveis por este estudo garantiu que o ensaio será aprovado por um comitê de ética e realizado sempre de acordo com as normas internacionais.
Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle