Brasil visita Venezuela com Vini Jr, base mantida e chance de embalar nas Eliminatórias

Apesar dos últimos resultados positivos nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Despensa do Mundo de 2026, a seleção brasileira ainda tem uma vez que missão transmitir crédito suficiente e se provar em campo para sanar as dúvidas sobre o trabalho de Dorival Júnior. Nesta quinta-feira, às 18h, o Brasil tem mais uma chance de sossegar as tensões em visitante à Venezuela, no Estádio Monumental de Maturín.

 

“Daqui a um ano e sete meses (prazo para o Mundial), espero uma equipe muito mais potente e segura daquilo que estamos fazendo”, disse o treinador. A seleção brasileira ocupa a quarta colocação nas Eliminatórias, com 16 pontos, e tem em Uruguai, Equador, Paraguai, Bolívia e Venezuela seus principais concorrentes pela vaga no próximo Mundial. Nesta edição, seis países sul-americanos se classificam para o torneio e ainda há uma sétima vaga para a repescagem.

De pacto com os resultados das Eliminatórias anteriores, a tendência é que o Brasil conquiste a classificação direta para a Despensa se somar entre seis e nove dos 24 pontos em disputa.

Nas rodadas anteriores, o Brasil venceu o Chile, em Santiago, por 2 a 1, e goleou o Peru, em Brasília, por 4 a 0. No entanto, os dois adversários são os últimos colocados na tábua. Nesta Data Fifa, a seleção terá desafios mais elevados. A Venezuela está invicta em lar nas Eliminatórias, com duas vitórias e três empates. O bom desempenho colocou o time vinotinto em condições de lutar por um lugar na Despensa.

“Nos jogos uma vez que mandantes a Venezuela tem criado um envolvente bastante favorável para sua seleção. Se nós repetirmos tudo aquilo que foi feito nas últimas partidas, teremos um caminho. Aos poucos, a seleção brasileira vem ganhando um pouco mais de corpo. Vamos oscilar ainda, mas estamos num processo de incremento”, avaliou Dorival.

Diante da exiguidade de Rodrygo, que está lesionado, o treinador promoveu somente uma modificação na equipe em confrontação com o time que goleou o Peru, em outubro: Vinícius Júnior volta à seleção. “Já tinha a teoria da repetição. Não tive dúvidas em momento qualquer. Eu narrativa com todos eles, pois são jogadores de muito bom nível, merecem saudação e terão oportunidades cá”, afirmou Dorival.

Vini Jr. vem de uma grande desilusão ao perder o prêmio Esfera de Ouro, da revista France Football, no término do mês pretérito. O desempenho do desportista com a seleção brasileira pode ter pesado contra. Enquanto Rodri, o vencedor, foi vencedor com a Espanha na Eurocopa, o atacante do Real Madrid foi mal com a equipe pátrio na última Despensa América.

Além de Rodrygo, Dorival teve novamente de mourejar com cortes por lesões. O zagueiro Éder Militão sofreu novidade grave lesão, ficou fora da Data Fifa e só deve retornar a campo no término de 2025. Outra exiguidade é de Endrick. Mas no caso foi por decisão técnica. O garoto não tem atuado no Real Madrid e tampouco caiu nas graças de Dorival. Estêvão, do Palmeiras, pode ser uma das principais atrações no segundo tempo do jogo na Venezuela.

Pelo lado venezuelano, nomes conhecidos do futebol brasílico estarão em campo. Entre eles: Nahuel Ferraresi, do São Paulo, José Martínez, do Corinthians, e Jefferson Savarino, do Botafogo, que devem ser titulares nesta noite. “É uma partida para darmos um soco na mesa e mostrarmos a que viemos”, disse à DirecTV o técnico prateado Fernando Batista, que cumprirá suspensão nesta rodada e não estará no comando técnico dos donos da lar por ter recebido dois cartões amarelos. Seu substituto será o facilitar e também prateado Leandro Cufré.

FICHA TÉCNICA

VENEZUELA X BRASIL

VENEZUELA – Rafael Romo; Jon Aramburu, Rubén Ramírez, Nahuel Ferraresi e Miguel Navarro; Yangel Herrera, José Martínez (Darwin Machís) e Cristian Cásseres; Jefferson Savarino, Salomón Rondón e Eduard Bello (Yeferson Soteldo). Técnico: Leandro Cufré.

BRASIL – Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Raphinha; Savinho, Igor Jesus e Vinícius Júnior. Técnico: Dorival Júnior.

ÁRBITRO – Andres Rojas (COL).

HORÁRIO – 18h (de Brasília).

LOCAL – Estádio Monumental de Maturín.

Leia Também: Erling Haaland ‘vira’ alvo de chacota na seleção dos Países Baixos