Gabriel Bortoleto já escolheu o número com o qual vai estrear na Fórmula 1 na temporada 2025. O brasílico atual vencedor da Fórmula 2 pilotará pela Sauber-Audi e teve algumas opções em mente antes de definir o 5. Desde 2014, a categoria máxima do automobilismo mundial adotou numeração fixa para seus pilotos em uma estratégia de marketing.
Em entrevista ao Estadão, Lincoln Oliveira, pai de Gabriel Bortoleto e CEO da Vicar – a promotora da Stock Car -, explicou porquê se deu a escolha do fruto pelo número 5, que já foi do teutónico Sebastian Vettel.
“Havia algumas opções. O número 5 foi utilizado pelo Gabriel na Fórmula 3 e foi vencedor. É um número ordinário, mas que ele gosta em razão de ter conquistado um título. Havia também o 10 (hoje utilizado pelo gálico Pierre Gasly), com o qual ele ganhou a Fórmula 2 esse ano. O Gabriel também cogitou o 15, que é a soma de 5 e 10”, afirmou Oliveira.
Bortoleto participou na última semana dos treinos de pós-temporada pela Sauber-Audi. Essas atividades no rotação de Yas Marina, em Abu Dabi, servem para adaptação do piloto do sege e encontrar possíveis melhorias a serem feitas no monoposto que será utilizado no ano seguinte.
“Foram 130 voltas, muito tirocínio, troca de informações e uma extensa lista de tarefas passadas pelo time. Sou grato pela oportunidade de ter chegado até cá e sei do grande trabalho que temos pela frente. Com muita dedicação, humildade e a torcida de todos vocês tenho certeza que vamos chegar cada vez mais longe. Estou cansado, mas extremamente feliz de ver o meu sonho começando a se tornar uma veras”, escreveu Bortoleto em suas redes sociais.
Na última sexta-feira, Bortoleto recebeu o prêmio de melhor novato do ano em premiação realizada pela Federação Internacional de Automobilismo, em Ruanda. O brasílico recebeu o troféu das mãos do tetracampeão mundial Max Verstappen.
A temporada 2025 da Fórmula 1 começa no termo de semana do dia 16 de março, em Melbourne, na Austrália. Bortoleto será o primeiro brasílico a iniciar um campeonato porquê titular desde Felipe Tamanho, em 2017.
Leia Também: Leclerc confia na evolução da Ferrari com a chegada de Hamilton: ‘É uma lenda’