Bolas pretas surgem em praias de Sydney e intrigam moradores e turistas

Centenas de esferas misteriosas invadiram diversas praias de Sydney, na Austrália, levando ao fechamento das áreas afetadas. As primeiras investigações sugerem que se tratam de bolas de breu. Mas o que são essas bolas e porquê elas chegaram até lá?

 

Os salva-vidas fecharam a famosa praia de Bondi e outras praias próximas depois que, durante esta semana, diversos objetos esféricos de diferentes tamanhos — variando de uma globo de golfe a uma de tênis — começaram a desabrochar na areia, intrigando tanto os moradores quanto os turistas, conforme noticiado pelo The Guardian.

Até esta quinta-feira, sete praias já estavam interditadas, e os dados preliminares da investigação apontam que os objetos são poluentes, identificados porquê bolas de breu.

‘Quite bizarre’: Thousands of ‘tar balls’ close two Sydney beaches https://t.co/zX7eEMrf3y

— ITV News (@itvnews) October 16, 2024

 O que são bolas de breu e porquê se formam?

Bolas de breu são formadas por sobras de petróleo encontrados no oceano. Elas se originam quando manchas de petróleo espalhado no mar são agitadas por ventos e ondas, criando uma emulsão pegajosa que acaba se fragmentando em pedaços menores ou bolas.

Esses poluentes podem ocorrer naturalmente, embora geralmente estejam associados a derramamentos de petróleo, sendo prejudiciais à vida marinha e ao meio envolvente.

A origem exata das bolas de breu que apareceram nas praias de Sydney ainda não foi determinada.

Leia Também: Israel bombardeia cidade do sul do Líbano e mata 16 pessoas, incluindo prefeito